Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26456
Título: Desenvolvimento de um sistema de geolocalização e comunicação para serviços de transportes
Título(s) alternativo(s): Development of a geolocation and communication system for transport services
Autor(es): Koga, Felipe Kosloski
Orientador(es): Antunes, Diego Roberto
Palavras-chave: Veículos a motor - Frotas
Tecnologia da informação
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Processo decisório
Aplicativos móveis
Motor vehicle fleets
Information technology
Streaming technology (Telecomunication)
Decision making
Mobile apps
Data do documento: 14-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: KOGA, Felipe Kosloski. Desenvolvimento de um sistema de geolocalização e comunicação para serviços de transportes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: Com o avanço da tecnologia da informação e o aumento considerável dos serviços no setor de transporte, as ferramentas de logística podem fornecer uma grande vantagem competitiva. Dentre essas ferramentas, sistemas de gestão de frota possuem extrema importância para o sucesso de uma empresa, pois podem fornecer benefícios como a maximização da produtividade e a centralização do planejamento estratégico. A gestão de frota, aliada a uma comunicação de qualidade com os funcionários, fornece agilidade e praticidade no gerenciamento e em tomadas de decisões. No entanto, o mercado atual não possui uma ampla variedade de soluções de monitoramento com meios de comunicação utilizando dispositivos móveis. Portanto, o presente trabalho apresenta um sistema que auxilia na gestão de frota, fornecendo recursos para monitoramento em tempo real dos veículos e meios de comunicação entre os funcionários. Para isso, foi desenvolvido uma aplicação web, utilizando o framework Angular, para a visualização dos veículos da frota em um mapa, e um aplicativo móvel Android, utilizando a linguagem Kotlin, para o envio da geolocalização dos veículos a partir de dispositivos móveis. Além disso, foram desenvolvidos meios de comunicação em tempo real como, chats de mensagens assíncronas e streaming de áudio, simulando um rádio Push to talk. Como resultado, as funcionalidades desenvolvidas no sistema auxiliam na gestão de frota de veículos, ornecendo maior produtividade e centralização estratégica, além da flexibilidade para ser utilizado em diversos contextos, como serviços de agentes de saúde, técnicos em manutenção de Internet e agentes de defesa ambiental.
Abstract: With the advancement of information technology and the considerable increase in transportation segment, logistics softwares can provide a competitive advantage. Among these services, a fleet management system can be extremely important for the success of a company, as they can provide benefits such as maximizing productivity and centralizing strategic planning. Combined with quality communication with employees, agility and practicality in management, become part of the processes and many decisionmaking. However, the current market does not have a wide variety of monitoring solutions with means of communication using mobile devices. Therefore, the present work has the objective of developing a system that assists in fleet management, providing resources for realtime monitoring of vehicles and means of communication between employees, coordinators and managers. For this, a web application was developed, using the Angular framework, to view the fleet's vehicles on a map, and an Android mobile application, using the Kotlin language, to send the vehicle’s geolocation from mobile devices. In addition, realtime communication means were developed, such as asynchronous message chats and audio streaming, simulating a Push to talk radio. As a result, the features developed assist in fleet management, increasing productivity and strategic centralization, in addition to the flexibility to be used in different contexts, such as health care agents, Internet maintenance technicians and environmental agents.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26456
Aparece nas coleções:PG - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sistemageolocalizacaoservicostransporte.pdf2,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.