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dc.creatorKonopp, Jhonatan da Silva-
dc.date.accessioned2021-11-19T21:19:12Z-
dc.date.available2021-11-19T21:19:12Z-
dc.date.issued2021-08-24-
dc.identifier.citationKONOPP, Jhonatan da Silva. Aplicação de ferramentas de análise de sentimentos em um ambiente de aprendizagem colaborativa - Collabora. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26457-
dc.description.abstractSentiment Analysis is an area of study that uses natural language processing to extract, format, and study data according to your feeling, which can improve and improve the quality of various fields in society. Within collaborative and collective learning systems, analytics can improve feedback and outcomes for participating students and faculty. To improve the collaboration of each student within the Collabora system, a virtual collaborative learning object that focuses on improving each student's learning by delivering tools that enable the exchange of ideas between them, in this work the analysis of feelings in the messages that students exchanged within the project. This process was done through research using the database generated by the system itself, messages exchanged between students during activities, and with the aid of tools such as NLTK and spaCy and lexical dictionaries for formatting and analyzing data using the lexical method. With the calculated results, the collaboration calculation is reformulated to use the feeling of each student as a condition of their commitment to the activity, and then carry out a comparison between the tools and the collaboration calculation carried out in Collabora. The work can contribute to real-time integration in learning systems or even create one more parameter for the student's involvement with the activity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEmoções - Análisept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectProcessamento de linguagem natural (Computação)pt_BR
dc.subjectEmotions - Analysispt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectNatural language processing (Computer science)pt_BR
dc.titleAplicação de ferramentas de análise de sentimentos em um ambiente de aprendizagem colaborativa - Collaborapt_BR
dc.title.alternativeApplication of sentiment analysis tools in a collaborative learning environment (Collabora)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA Análise de Sentimentos é uma área de estudo que utiliza do processamento de linguagem natural para extrair, formatar e estudar dados de acordo com seu sentimento podendo melhorar e aperfeiçoar a qualidade de vários campos na sociedade. Dentro dos sistemas de colaboração e de aprendizagem coletiva, a análise pode melhorar o feedback e resultados para os alunos e professores participantes. Para aperfeiçoar a colaboração de cada aluno dentro do sistema Collabora, um objeto virtual de aprendizagem colaborativa, que tem como foco, aprimorar o aprendizado de cada aluno entregando ferramentas que possibilitam entre eles a troca de mensagens. Neste trabalho realizou-se a análise de sentimentos nas mensagens que os alunos trocaram no Collabora. Esse processo foi feito por meio da pesquisa utilizando a base de dados gerada pelo próprio sistema, de mensagens trocadas entre alunos durante as atividades, e com auxílio de ferramentas como NLTK e spaCy e dicionários léxicos para formatação e análise de dados através do método léxico. Com os resultados calculados, é reformulado o cálculo de colaboração para utilizar o sentimento de cada aluno como uma condição do seu empenho na atividade, para então realizar a comparação entre as ferramentas e o cálculo de colaboração realizado no Collabora. O trabalho poderá contribuir com a integração em tempo real em sistemas de aprendizagem ou até criar mais um parâmetro de envolvimento do aluno com a atividade.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Helyane Bronoski-
dc.contributor.referee1Borges, Helyane Bronoski-
dc.contributor.referee2Ishikawa, Eliana Cláudia Mayumi-
dc.contributor.referee3Matos, Simone Nasser-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
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