Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26564
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVargenski, Priscila-
dc.date.accessioned2021-12-02T18:31:38Z-
dc.date.available2021-12-02T18:31:38Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationVARGENSKI, Priscila. Impactos socioambientais na região dos Campos Gerais: o caso da represa do Alagados na perspectiva de estudantes. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26564-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Impactos socioambientais na represa do Alagados: a perspectiva de uma educadora em sala de aulapt_BR
dc.description.abstractCurrently, civilization has set unsustainable development milestones, leading to severe degradation of nature. In the present work, the students' capacity of reflection about the environmental impacts of the Alagados Dam in the city of Ponta Grossa/PR was increased. The general objective of the research was to make students aware of the socio-environmental impacts from the perspective of geography teaching in an inverted classroom methodology focused on environmental education. The methodology used was qualitative and exploratory in nature, and the methodological procedures were carried out in eight stages: 1st moment - beginning with a questionnaire; 2nd moment - working on themes related to the National Curriculum Parameters (PCN), through an expositive class; 3rd moment - presenting slides with images and videos about the subject; 4th moment - summary list containing positive and negative impacts; 5th moment - dialectical discussion; 6th moment - texts as supporting material; 7th moment - research on themes related to environmental impacts; and 8th moment - ending with a questionnaire. The practice was developed in a state school in Ponta Grossa/PR, with students in their first year of high school, using digital technologies such as Google Classroom, Google Meet, and WhatsApp groups. The results allowed us to identify, from the analysis performed, the students' conceptions regarding irregular occupation, excessive land use, deforestation, exploratory fishing, burning, open dumps, and the lack of a sewage system, and their relations with the social issues of science and technology. The reservoir concentrates several visible and debatable environmental impacts, which are addressed in the proposal for educators to use with their students or in contexts that present similar realities to those faced by the municipality. In summary, the results were positive as expected by the researcher, the awareness and concern of the development of the research allowed the elaboration of an educational product that presents methodological procedures, starting from the problematic involving the Alagados Dam.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingpt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectEnvironmental impact statementspt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.titleImpactos socioambientais na região dos Campos Gerais: o caso da represa do Alagados na perspectiva de estudantespt_BR
dc.title.alternativeSocio-environmental impacts in the Campos Gerais region: the case of the Alagados dam from the students perspectivept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAtualmente, a civilização tem cravado marcos insustentáveis de desenvolvimento, levando a acentuada degradação da natureza. No presente trabalho, ampliou-se a capacidade de reflexão dos estudantes acerca dos impactos ambientais acometidos na represa do Alagados no município de Ponta Grossa/PR. O objetivo geral da pesquisa foi sensibilizar estudantes em relação aos impactos socioambientais, na perspectiva do ensino de geografia, numa metodologia de sala de aula invertida voltada à educação ambiental. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e exploratória, e os procedimentos metodológicos foram realizados em oito momentos: 1º momento - iniciando com um questionário; 2º momento - trabalhando temas referentes aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), por meio da aula expositiva; 3º momento - apresentando slides com imagens e vídeos acerca do assunto abordado; 4º momento - listagem resumo contendo impactos positivos e negativos; 5º momento - discussão dialética; 6º momento - textos como material de apoio; 7º momento - pesquisa de temas voltados a impactos ambientais; e 8º momento - finalizando com um questionário. A prática foi desenvolvida em um colégio da rede estadual de Ponta Grossa/PR, com estudantes cursando o 1º ano do ensino médio, com a utilização de tecnologias digitais como o Google Classroom, o Google Meet e grupos de WhatsApp. Os resultados permitiram identificar, a partir da análise realizada, as concepções dos estudantes em relação à ocupação irregular, ao uso excessivo do solo, ao desmatamento, à pesca exploratória, às queimadas, aos lixos depositados a céu aberto e à falta da rede de esgotos e suas relações com as questões sociais da ciência e da tecnologia. A represa concentra vários impactos ambientais visíveis e passíveis de discussão, que são abordados na proposta para que educadores possam utilizar com seus estudantes ou em contextos que apresentam realidades semelhantes aos quais o município enfrenta. Em síntese, os resultados foram positivos ao esperado pela pesquisadora, a sensibilização e a preocupação do desenvolvimento da pesquisa permitiram elaborar um produto educacional que apresenta procedimentos metodológicos, a partir da problemática envolvendo a represa do Alagados.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-6864-5425pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8744215706305356pt_BR
dc.contributor.advisor1Sauer, Elenise-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7361-6194pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3291362809148194pt_BR
dc.contributor.referee1Sauer, Elenise-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7361-6194pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3291362809148194pt_BR
dc.contributor.referee2Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Jully Gabriela Retzlaf de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7599-6952pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7138004532195587pt_BR
dc.contributor.referee4Campos, Ricardo Aparecido-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-8969-4787pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5869296136601055pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
impactossocioambientaisregiaocamposgerais.pdf4,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
impactossocioambientaisrepresaalagados_produto.pdf7,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons