Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26608
Título: Remanufatura para o mercado automotivo e suas estratégias para o pós vendas de autopeças
Título(s) alternativo(s): Remanufacturing to th automotive market and strategies to spare parts aftermarket
Autor(es): Maeda, Willian Issao Mendes
Orientador(es): Zammar, Gilberto
Palavras-chave: Indústria automobilística
Automóveis - Peças
Ciclo de vida do produto
Vendas - Administração
Automobile industry and trade
Automobiles - Parts
Product life cicle
Sales management
Data do documento: 19-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MAEDA, Willian Issao Mendes. Remanufatura para o mercado automotivo e suas estratégias para o pós vendas de autopeças. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: A remanufatura é definida pelo processo de reestabelecimento das funções de um produto usado em que é atingido a mesma condição de um item novo. Esse conceito de produtos vem ganhando cada vez mais notoriedade na indústria e no meio acadêmico em decorrência da necessidade de desenvolvimento de soluções que reduzem os impactos ambientais. A remanufatura tem o maior mercado de exploração dentro da indústria automobilística apresentando como uma forte solução de peças para que os fabricantes enfrentem a alta competitividade do pósvendas. Entretanto desenvolver uma cadeia de remanufatura é um processo complexo de tomada de decisão. Para preencher essa lacuna, esse estudo tem como objetivo discorrer sobre estratégias de desenvolvimento de uma cadeia remanufatureira dentro do segmento de autopeças. Pretendese também contribuir para difusão do conceito da remanufatura através do instrumento de comunicação entre o meio acadêmico e indústria.
Abstract: Remanufacturing is defined by the process to reestablishing the functions of a used product in which the same condition as a new item is achieved. This product concept has been gaining more notoriety in the industry and academic due to the demand to develop solutions that reduce environmental impacts. Remanufacturing has the largest exploration market within the automotive industry presenting itself as a strong parts strategy for manufacturers to confront the highly competitive aftermarket. Nevertheless, developing a remanufacturing chain is a complex decisionmaking process. To fill this gap, this study intends to discuss strategies to develop a remanufacturing chain within spare parts. It also contributes to the dissemination of the remanufacturing concept through a communication tool between academic and industry.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26608
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
remanufaturamercadoautomotivo.pdf830,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons