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dc.creatorGarcias, Carla Esteves-
dc.date.accessioned2021-12-07T17:57:52Z-
dc.date.available2021-12-07T17:57:52Z-
dc.date.issued2020-11-24-
dc.identifier.citationGARCIAS, Carla Esteves. Vermicompostagem e princípios ativos de plantas medicinais: estratégias pedagógicas no ensino de reações químicas. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26641-
dc.descriptionAcompanha: Um guia para o professor: proposta de estratégias pedagógicas inseridas nas sequências didáticas no ensino de reações químicaspt_BR
dc.description.abstractThe teaching of chemical transformations (chemical reactions) in the Chemistry discipline often has little attractiveness for students, as they are unable to relate theory to practice, nor to contextualize the content with their daily lives. In this sense, it is necessary that the teacher seeks to use in their classes different teaching methodologies that allow the understanding of chemical reactions. This dissertation refers to the application of pedagogical strategies developed from vermicomposting practices and the extraction of active principles from medicinal plants, with the objective of inserting the content of chemical reactions, envisioning the possibility of offering the theoretical context associated with the practice in teaching Chemistry. This study sought to answer the following question: how could the implementation of the practice of vermicomposting and the extraction of active principles from medicinal plants contribute to improving the understanding of the theoretical content of chemical reactions for high school students? The research methodology was based on the qualitative analysis of the application of two practical pedagogical strategies inserted in two didactic sequences. The data collected for analysis were extracted from questionnaires, from the teacher’s field diaries, from the booklet and from the students’ records. A comparison of data between the previous assessment of students’ knowledge with the data obtained after the application of the pedagogical strategies was carried out. The teacher’s field diaries, the booklet, the students’ records and the results obtained from the questionnaires indicated that the practices carried out brought a more welcoming dynamic to the students, demonstrating that they were able to better understand the relationship between theory and practice. Through the data obtained through different analysis tools, it was possible to develop the educational product with proposals for pedagogical strategies. The educational product contains didactic sequences on teaching chemical reactions and active principles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Metodologiapt_BR
dc.subjectVermicompostagempt_BR
dc.subjectHortaliças - Cultivopt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducation - Methodologypt_BR
dc.subjectVermicompostingpt_BR
dc.subjectVegetables - Plantingpt_BR
dc.titleVermicompostagem e princípios ativos de plantas medicinais: estratégias pedagógicas no ensino de reações químicaspt_BR
dc.title.alternativeVermicomposting and active principles of medicinal plants: pedagogical strategies in the teaching of chemical reactionspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino de transformações químicas (reações químicas) na disciplina de Química muitas vezes possui pouca atratividade para os alunos, pelo fato de não conseguirem relacionar a teoria com a prática e nem contextualizar o conteúdo com o seu cotidiano. Nesse sentido, é preciso que o professor busque utilizar em suas aulas diferentes metodologias de ensino que permitam o entendimento das reações químicas. Esta dissertação refere-se à aplicação de estratégias pedagógicas desenvolvidas a partir de práticas da vermicompostagem e da extração dos princípios ativos de plantas medicinais, com o objetivo de inserir o conteúdo das reações químicas vislumbrando a possibilidade de ofertar o contexto teórico associado à prática no ensino de Química. O presente estudo buscou responder à seguinte questão: como a implementação da prática da vermicompostagem e da extração dos princípios ativos das plantas medicinais, poderiam contribuir para melhorar a compreensão do conteúdo teórico das reações químicas para os alunos do Ensino Médio? A metodologia da pesquisa foi baseada na análise qualitativa da aplicação de duas estratégias pedagógicas práticas inseridas em duas sequências didáticas. Os dados coletados para análise foram extraídos dos questionários, dos diários de campo da professora, da cartilha e do registro dos alunos. Foi realizada a comparação dos dados entre a avaliação prévia de conhecimentos dos alunos com os dados obtidos após a aplicação das estratégias pedagógicas. Os diáriosde campo da professora, a cartilha, o registro dos alunos e os resultados obtidos nos questionários, indicaram que as práticas realizadas trouxeram uma dinâmica mais acolhedora para os alunos, demonstrando que os mesmos conseguiram compreender melhor a relação da teoria com a prática. Por meio dos dados obtidos através de diferentes ferramentas de análise, foi possível desenvolver o produto educacional com propostas de estratégias pedagógicas. O produto educacional contém sequências didáticas no ensino de reações químicas e princípios ativos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5464-1645pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3610732922535040pt_BR
dc.contributor.advisor1Kaick, Tamara Simone Van-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2959-5223pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3098889665319889pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Albino Oliveira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3585-2137pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7808069169974235pt_BR
dc.contributor.referee2Lorenzetti, Leonir-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0208-2965pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543012935264915pt_BR
dc.contributor.referee3Kaick, Tamara Simone Van-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2959-5223pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3098889665319889pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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