Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26680
Título: Design gráfico e amamentação: análise de campanhas publicitárias de amamentação do SUS no período de 2013-2019
Título(s) alternativo(s): Graphic design and breastfeeding: analysis of SUS breastfeeding advertising campaigns in the period 2013-2019
Autor(es): Silva, Sofia Vitoria Thome da Cruz
Orientador(es): Silva, Claudia Bordin Rodrigues da
Palavras-chave: Amamentação
Desenho industrial - Aspectos sociais
Campanhas publicitárias
Breastfeeding
Design, Industrial - Social aspects
Advertising campaigns
Data do documento: 25-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Sofia Vitória Thomé da Cruz Silva. Design gráfico e amamentação: análise de campanhas publicitárias de amamentação do SUS no período de 2013-2019. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: A amamentação tem sido um tema de crescente discussão ao longo das últimas décadas no Brasil, em parte devido às políticas públicas de saúde, e em outra, pelo contexto de trabalho e atuação das mulheres, com implicações sociais e culturais. Todavia, as relações estabelecidas pelas mídias de massa e uma pesquisa de campo preliminar com mães do contexto da UTFPR, é um tema que apresenta controvérsias e desinformação, cercado de muitos preconceitos. Considerando a possibilidade de pensar o Design Gráfico como elemento transformador de contextos comunicativos e culturais, este trabalho tem como objetivo analisar as campanhas de amamentação do Sistema Único de Saúde no Brasil, o SUS, com o propósito de sugerir novas abordagens, preconizando uma narrativa que contemple as realidades e dificuldades diversas das mães e da amamentação no contexto brasileiro.
Abstract: Breastfeeding has been a topic of growing discussion over the last few decades in Brazil, partly due to public health policies, and partly due to the context of work and the performance of women, with social and cultural implications. However, the relationships established by the mass media and a preliminary field research with mothers in the UTFPR context, is a topic that presents controversies and misinformation, surrounded by many prejudices. Considering the possibility of thinking about Graphic Design as a transforming element of communicative and cultural contexts, this work aims to analyze the breastfeeding campaigns of the Unified Health System in Brazil, SUS, with the purpose to suggest new approaches, advocating a narrative that addresses the different realities and difficulties of mothers and breastfeeding in the Brazilian context.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26680
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2020_1_20.pdf8,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.