Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26729
Título: Desenvolvimento de um protótipo ciber-físico baseado em agentes para um smart parking
Título(s) alternativo(s): Development of an agent based cyber-physical prototype for a smart parking
Autor(es): Botelho, Pedro Warmling
Orientador(es): Borges, André Pinz
Palavras-chave: Estacionamento de automóveis
Agentes inteligentes (Software)
Engenharia de protótipos
Computação em nuvem
Automobile parking
Intelligent agents (Computer software)
Prototypes, Engineering
Cloud computing
Data do documento: 26-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BOTELHO, Pedro Warmling. Desenvolvimento de um protótipo ciber-físico baseado em agentes para um smart parking. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: Sistemas para gerenciamento e alocação de vagas de estacionamentos são desenvolvidos para reduzir tráfego urbano e melhorar a ocupação de estacionamentos. Aplicações desenvolvidas utilizam, de maneira isolada, Sistemas Multi-Agentes (SMA), Sistemas Ciber-Físicos (SCFs), e Computação em Nuvem (CN). Integrar tais tecnologias é fundamental para a criação de aplicativos inteligentes para estacionamentos. Neste trabalho é apresentado a implementação de uma arquitetura que integra as tecnologias de SMA para alocação de vagas, SCFs para detecção de carros e um banco de dados na nuvem para o armazenamento de informações. A integração deu-se por meio de uma API comunicando um sistema de gerenciamento ao dispositivo físico e ao banco de dados, a qual se mostrou eficiente para comunicar os dispositivos.
Abstract: Systems for managing and allocating parking spaces aim to reduce urban traffic and improve the occupancy of parking spaces. Some applications used, in isolated forms, Multi-Agent Systems (MAS), Cyber Physical Systems (CPSs) and Cloud Computing (CC). Integrating these technologies is critical to build smart parking applications. This article presents an implementation of an architecture that integrates MAS technologies for the allocation of vacancies, CPSs for detecting cars and a cloud based database for storing information. The integration took place through a cloud API communicating a management system to the physical device and the database which was proved to be efficient to communicate the devices.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26729
Aparece nas coleções:PG - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
desenvolvimentoprototipoestacionamento.pdf2,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons