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Título: Proposta de uma sequencia didática sobre ligação em série e paralelo de geradores e células solares
Título(s) alternativo(s): Proposal for a didatic sequence on serial and parallel connection of generators and solar energy
Autor(es): Pereira, Rodrigo de Oliveira
Orientador(es): Sehn, Elizandra
Palavras-chave: Energia solar
Eletromagnetismo
Física - Experiências
Solar energy
Electromagnetism
Physics - Experiments
Data do documento: 9-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PEREIRA, Rodrigo de Oliveira. Proposta de uma sequencia didática sobre ligação em série e paralelo de geradores e células solares. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: A geração de energia elétrica pode ocorrer de várias maneiras. O presente trabalho relata sobre a energia solar como fonte de tensão e corrente elétrica, principalmente por não degradar o meio ambiente, fazendo parte do grupo de energias renováveis. O tipo de ligações de várias células fotovoltaicas depende das especificidades de utilização da eletricidade gerada, essencialmente a tensão e corrente sendo tais ligações realizadas em série, paralelo ou uma mescla entre estes dois tipos. Para isso foi elaborada uma sequência didática focada no ensino de física para os alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas, em duas realidades diferentes: o ensino regular e a educação do campo de um mesmo município. A sequência didática preocupou­-se em introduzir os conteúdos teóricos básicos, os mesmos testados de forma experimental para melhor fixação dos conteúdos. Os principais resultados foram à utilização das células fotovoltaicas no ensino e a fixação dos conteúdos de eletromagnetismo por parte dos alunos, bem como, experimentos com baterias/pilhas associadas em série e paralelo também foram realizados.
Abstract: The generation of electricity can occur in several ways, here solar energy is discussed as a source of voltage and electric current, mainly because it does not degrade the environment, being part of the group of renewable energies. The type of connection of several photovoltaic cells depends on the specifics of use of the electricity generated, essentially the voltage and current. The connection types can be in series, parallel or a mixture of these two types. To this end, a didactic sequence was designed focused on teaching physics to students in the third year of high school in public schools, in two different realities, in regular education and in rural education in the same municipality. The didactic sequence is concerned with showing the basic theoretical contents, the same experimental tests for the best understanding of contents. The main results were the use of photovoltaic cells in teaching and the understanding of the contents of electromagnetism by the students. Serial and parallel batteries / cells experiments were also done.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26775
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