Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26787
Título: Inglês como segunda língua: uma análise da contribuição de métodos e técnicas de ensino variados para uma efetiva aprendizagem
Título(s) alternativo(s): English as a second language: an analysis of the contribution of varied teaching methods and techniques to an effective learning
Autor(es): Alcantara, Karina Romanha de
Orientador(es): Juliano, Joice Maria Maltauro
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Ensino – Metodologia
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]
Learning strategies
Teaching – Methodology
English language - Study and teaching - French, [Spanish, etc.] speakers
Data do documento: 26-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ALCANTARA, Karina Romanha de. Inglês como segunda língua: uma análise da contribuição de métodos e técnicas de ensino variados para uma efetiva aprendizagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Em um crescente contexto de globalização e cidadania mundial, o estudo de línguas estrangeiras na educação básica se revela uma importante base para a compreensão das mais diversas culturas e valores. Para tanto, diversas são as técnicas que buscam garantir fluência em um segundo idioma. Por muito tempo, buscou-­se incessantemente um método que fosse bem-sucedido em todos os cenários e circunstâncias e com todos os alunos. Por outro lado, há inteligências múltiplas assim como diversas são as formas de aprendizagem, razão pela qual o ensino fundamentado em um método exclusivo não seria suficiente para atender a todas as demandas. É neste sentido que se propõe a análise de técnicas e métodos de ensino de inglês como segunda língua. Por meio de pesquisas e estudo bibliográfico, esta análise busca auxiliar na investigação de técnicas que promovam o desenvolvimento das habilidades comunicativas, perpassando a construção bibliográfica acerca dos motivos que levam os alunos a ter dificuldades na aprendizagem de inglês como segunda língua, bem como a sua relação com as principais técnicas e métodos de ensino. Assim, avalia­-se como a prática docente pode promover o desenvolvimento da aprendizagem nesta área.
Abstract: In a growing context of globalization and world citizenship, the study of foreign languages in primary and secondary school is an important basis for understanding other cultures and values. Therefore, there are several techniques that seek to ensure fluency in a second language. For a long time, a method that would be successful in all scenarios and circumstances and with all students was ceaselessly sought. On the other hand, there are multiple intelligences as well as different ways of learning, which is why teaching based on an exclusive method would not be enough to meet all the demands. For this reason, the analysis of techniques and methods of teaching English as a second language is proposed. Through research and bibliographic study, this analysis seeks to assist in the investigation of techniques that promote the development of communicative skills, permeating the bibliographic construction about the reasons that lead students to have difficulties in learning English as a second language, as well as the connection with the main teaching techniques and methods. Thus, it is evaluated how the teaching practice can promote the development of learning in this area.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26787
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
inglessegundalinguaaprendizagem.pdf263,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.