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Título: A prática da governança corporativa como estratégia de responsabilidade social
Título(s) alternativo(s): The practice of corporate governance as a social responsability strategy
Autor(es): Dias, Rafael Duarte
Martins, Anderson Aparecido
Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano
Costa, Victor Teófilo da
Orientador(es): Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano
Palavras-chave: Governança corporativa
Responsabilidade social da empresa
Empresas familiares
Corporate governance
Social responsibility of business
Family corporations
Data do documento: 5-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: DIAS, Rafael Duarte et al. A prática da governança corporativa como estratégia de responsabilidade social. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (MBA em Gerenciamento de Projetos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
Resumo: Nota-se que existe uma crescente necessidade no desenvolvimento das organizações para busca de soluções na padronização dos processos que garanta a prática de responsabilidade social. Nesse contexto, surge a Governança Corporativa que é um conjunto de processos, regulamentos, políticas e leis que ditam como uma empresa deve ser organizada e seu principal objetivo é o bom relacionamento e transparência entre colaboradores, sócios, diretores, conselho administrativo, consultores e órgãos de fiscalização. Portanto, esse artigo tem por objetivo a realizar um estudo sobre governança corporativa, seus conceitos, pilares e princípios, bem como relatar uma prática de Governança Corporativa, no intuito de refletir sobre as mudanças promovidas na gestão empresarial ao adotar essa prática. Metodologicamente, essa pesquisa teve abordagem qualitativa, de base bibliográfica e explicativa. Pode-se observar, dos resultados coletados, que a prática da Governança Corporativa, quando feita de forma responsável, garante a transparência da gestão e a sustentabilidade empresarial, promovendo a expansão no mercado, inclusive para abertura de capital.
Abstract: It is noted that there is a growing need in the development of organizations to seek solutions in the standardization of processes that guarantee the practice of social responsibility. In this context, Corporate Governance emerges, which is a set of processes, regulations, policies and laws that dictate how a company should be organized and its main objective is the good relationship and transparency between employees, partners, directors, board of directors, consultants and bodies inspection. Therefore, this article aims to conduct a study on corporate governance, its concepts, pillars and principles, as well as to report on a Corporate Governance practice, in order to reflect on the changes promoted in business management when adopting this practice. Methodologically, this research had a qualitative approach, with a bibliographic and explanatory basis. It can be seen from the results collected that the practice of Corporate Governance, when done in a responsible manner, guarantees management transparency and corporate sustainability, promoting expansion in the market, including for going public.
Descrição: Artigo publicado nos anais do Simpósio de Engenharia de Produção (SIMEPRO), realizado de 02 a 06 de setembro de 2019
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26816
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