Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26831
Título: Conversações ‘entre’ dança e desenho, os possíveis sobre corpo, movimento e traço na arte/educação
Título(s) alternativo(s): Conversations 'between' dance and drawing, the possible ones about body, movement and line in art/education
Autor(es): Santos, Monalisa Romanesi
Orientador(es): Santos, Cidmar Ortiz dos
Palavras-chave: Currículos
Dança
Arte cinética
Education – Curricula
Dance
Kinetic art
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Monalisa Romanesi. Conversações ‘entre’ dança e desenho, os possíveis sobre corpo, movimento e traço na arte/educação. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso abrange a temática da Conversação ‘entre’ a dança e o desenho, mapeando campos possíveis sobre corpo, movimento e traço na arte/educação’. Com a intenção de mapear as transversalidades, perpassamos os trabalhos de artistas e arte­-educadores que borram essas fronteiras das linguagens, como Edgar Degas (1834 ­ 1917), Carybé (1911­ 1997), Hearther Hansen (1970 ­), Segni Mossi (2014) e, Nós em traço. Instigamos por meio destas conversações, como construir diálogos ‘entre’ as linguagens da dança e do desenho dentro da arte/educação, acionando uma metodologia, como modo operante, por meio do conceito de transversalidade de Deleuze e Guattari (2011), Gallo (2000,2007), acionando um ‘entre’ dentro das respectivas multiplicidades e diferenças na educação, propondo um currículo rizomático. As conversações mapeadas caminharam em campo fluido, perpassando o desenho como gesto, e o corpo e o movimento, junto a dança contemporânea, visando pensar um corpo atravessado de afectos e perceptos no encontro com e no fazer com o outro.
Abstract: This course conclusion work covers the topic of Conversation 'between' dance and drawing, mapping possible fields on body, movement and trait in art/education. With the intention of mapping the transversalities, we crossed the works of artists and art­-educators that blur these language boundaries, such as Edgar Degas (1834 ­1917), Carybé (1911­ 1997), Hearther Hansen (1970 ­), Segni Mossi (2014) and We in outline. We instigate through these conversations, how to build dialogues 'between' the languages of dance and drawing within art / education, using a methodology, as an operating mode, through the concept of transversality of Deleuze and Guattari (2011), Gallo (2000, 2007), triggering a 'between' within the respective multiplicities and differences in education, proposing a rhizomatic curriculum. The mapped conversations walked in a fluid field, running through the drawing as a gesture, and the body and movement, together with contemporary dance, aiming to think of a body crossed by affections and perceptions in the encounter with and in doing with the other.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26831
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dancadesenhomovimentoeducacao.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.