Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26873
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHaag, Hérson Felipe-
dc.date.accessioned2021-12-29T22:36:30Z-
dc.date.available2021-12-29T22:36:30Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.citationHAAG, Hérson Felipe. Projeto 20 de novembro: contribuindo no despertar de consciências. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26873-
dc.descriptionAcompanha: Projeto 20 de novembro: contribuindo no despertar de consciênciaspt_BR
dc.description.abstractLaw number 10.639/03, present in the guidelines and bases of Brazilian education, leads a positive approach when working with Afro-Brazilian culture within school curriculum. Even so, in many realities there is still the problem of how to carry out such activity. From this premise, this work aims to offer an educational product, named Project November 20th, in which the station rotation methodology is used as a basis from the perspective of critical racial literacy in the search for the construction of a collective intelligence, aiming contribute to a content approach that values the culture proposed by law, using selected literary works and digital platforms. Basing the project, besides the Law 10.639/03, were used the authors Ferreira (2015) and Souza (2011) with critical racial literacy, an essential point of the project; Horn and Staker (2015), with the model of active methodology station rotation, which was structured taking as inspiration the expanded didactic sequence of Cosson (2018). As a result, it could be seen that activities that gradually involve students in the reading process stimulate the development and perception of the works content, as well as the critical nature present in them. In addition, there is a stimulus in the formation of students as analytical individuals who are able to present and re-signify the purpose of their readings in the construction of a collective intelligence, as proposed by Pierre Lévy (2015), author used to understand the information collected in the project's applications.pt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectConscientização racialpt_BR
dc.subjectInteligência coletivapt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culturept_BR
dc.subjectRace awarenesspt_BR
dc.subjectSwarm intelligencept_BR
dc.titleProjeto 20 de novembro: contribuindo no despertar de consciênciaspt_BR
dc.title.alternativeProject november 20th: contributing to the awakening of consciencespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA Lei nº 10.639/03, presente nas diretrizes e bases da educação brasileira, orienta uma abordagem positiva ao se trabalhar com a cultura afro e afro-brasileira dentro dos currículos escolares. Mesmo assim, em muitas realidades ainda há o problema de como realizar tal atividade. A partir dessa premissa, este trabalho tem como objetivo oferecer um produto educacional, nominado como Projeto 20 de novembro, no qual é utilizada como base a metodologia ativa Rotação por Estações sob a perspectiva do letramento racial crítico na busca da construção de uma inteligência coletiva, visando contribuir para a abordagem de conteúdo que valorize a cultura proposta em lei, utilizando para isso obras literárias selecionadas e plataformas digitais. Embasando o projeto foram utilizados, além da Lei nº 10.639/03, os autores Ferreira (2015) e Souza (2011) com o letramento racial crítico, ponto essencial do projeto; Horn e Staker (2015), com o modelo de metodologia ativa rotação por estações, a qual foi estruturada tomando como inspiração a sequência didática expandida de Cosson (2018). Como resultado, pôde-se perceber que atividades que envolvam os alunos gradativamente no processo de leitura estimulam o desenvolvimento e a percepção do conteúdo das obras, bem como o caráter de criticidade presente nelas. Além disso, há o estímulo na formação dos discentes como indivíduos analíticos que conseguem presentificar e ressignificar o propósito de suas leituras na construção de uma inteligência coletiva, como propõe Pierre Lévy (2015), autor utilizado para compreender as informações levantadas nas aplicações do projeto.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0172-3019pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4490100254846489pt_BR
dc.contributor.advisor1Menon, Maurício Cesar-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1174-4027pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0277021640443026pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Alessandra Dutra-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5119-3752pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750951618583167pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Márcia Maria de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1116-986Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8935823927526032pt_BR
dc.contributor.referee3Menon, Maurício Cesar-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1174-4027pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0277021640443026pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
projetonovembrodespertarconsciencias.pdf3,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
projetonovembrodespertarconsciencias_produto.pdf2,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons