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Título: O ensino de óptica para pessoas com deficiência visual
Título(s) alternativo(s): Teaching optics for people with visual impairment
Autor(es): Esser, Telma Cordeiro Lopes
Orientador(es): Schwerz, Roseli Constantino
Palavras-chave: Educação inclusiva
Inclusão escolar
Pessoas com deficiência visual
Óptica
Inclusive education
Mainstreaming in education
People with visual disabilities
Optics
Data do documento: 22-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: ESSER, Telma Cordeiro Lopes. O ensino de óptica para pessoas com deficiência visual. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
Resumo: A legislação brasileira busca garantir a inclusão escolar de crianças com necessidades especiais. No entanto, uma inclusão efetiva necessita que haja modificações dentro do ensino tradicional de forma a permitir o desenvolvimento da autonomia dos alunos nas atividades em sala de aula, a socialização e condições de aprendizagem. Diante disto, esta dissertação tem como objetivo desenvolver, aplicar e avaliar um material destinado ao ensino de óptica a pessoas com deficiência visual. Para tanto, foram construídas maquetes multissensoriais para facilitar o ensino da propagação da luz, incluindo os processos de reflexão, refração e, por fim, a dispersão da luz branca. A aplicação em contexto escolar foi desenvolvida com um aluno deficiente visual em horário extraclasse. Concluímos que os materiais desenvolvidos foram muito bem recebidos pelo aluno que apresentou facilidade em explorá-­los de modo autônomo e que foram de grande importância para a compreensão dos conceitos trabalhados. Sendo um material de baixo custo, de simples confecção e que pode ser utilizado por alunos com ou sem deficiência visual, esperamos que este trabalho possa ser empregado no ensino da óptica como recurso que permite a inclusão do deficiente visual na escola.
Abstract: Brazilian legislation seeks to guarantee the school inclusion of children with special needs. However, effective inclusion requires modifications within traditional education in order to allow the development of students' autonomy in classroom activities, as well as their socialization and enabling learning conditions. Given this, this dissertation aims to develop, apply and evaluate a material for teaching optics to people with visual impairments. Therefore, multisensory models were built to facilitate the teaching of light propagation, including the processes of reflection, refraction and, finally, the dispersion of white light. The application in a school context was developed with a visually impaired student during extra­class hours. We concluded that the developed materials were very well received by the student, who was able to explore them autonomously and that they were of great importance for understanding the concepts worked on. As a low­cost material, simple to manufacture and that can be used by students with or without visual impairment, we hope that this work can be used in the teaching of optics as well as a resource that allows the inclusion of the visually impaired in school.
Descrição: Acompanha: Sequência didática para o ensino de óptica para pessoas com deficiência visual
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26911
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