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Título: Magmática: jogo digital educacional para o ensino de sistema de numeração decimal a alunos com deficiência intelectual (DI)
Título(s) alternativo(s): Magmatica: digital educational game to teach the decimal numbering system to students with intellectual disabilities
Autor(es): Prates, Rafaella Trindade Cunha
Orientador(es): Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Palavras-chave: Inclusão escolar
Incapacidade intelectual
Jogos no ensino de matemática
Sistema decimal
Mainstreaming in education
Stupidity
Games in mathematics education
Decimal system
Data do documento: 29-Set-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PRATES, Rafaella Trindade Cunha. Magmática: jogo digital educacional para o ensino de sistema de numeração decimal a alunos com deficiência intelectual (DI). 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um jogo digital educacional para dispositivos móveis, visando auxiliar profissionais no ensino do Sistema de Numeração Decimal para alunos com Deficiência Intelectual (DI). A temática desta dissertação surgiu com o intuito de contribuir para o acesso ao conhecimento matemático por alunos com DI, por meio de um recurso tecnológico. A pesquisa fundamenta-se na teoria histórico-cultural de Lev Semenovich Vygotsky sobre a aprendizagem e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. O estudo efetivou-se por meio da aplicação de dois questionários online com professores, pedagogos e educadores especiais, que tenham ou tiveram alunos com DI. No primeiro questionário, vinte e dois participantes responderam questões de múltipla escolha sobre sua atuação, metodologias e recursos utilizados em suas abordagens, assim como as dificuldades identificadas nos materiais, na aplicação de jogos na aprendizagem, sobre uso de recursos tecnológicos, bem como as dificuldades, necessidades encontradas em relação ao ensino de matemática para os alunos com DI e um levantamento sobre as características que esses profissionais identificam como sendo essenciais em um jogo destinado a alunos com DI. Com base nas respostas obtidas no primeiro questionário, na adaptação do Material Dourado e no framework Conceitual de Jogos Educativos, proposto por Canteri (2019), foi desenvolvido um jogo para dispositivos móveis com sistema operacional Android. O jogo é direcionado ao público infantil, tendo como contexto um ambiente mágico, composto por três etapas, nas quais o aluno deverá capturar poções com determinado valor, realizar a soma desses valores e associar com as respectivas peças do Material Dourado. Desse modo, o aluno poderá expressar seu conhecimento mediante um jogo e por meio do uso de um dispositivo móvel. Sua validação foi mediante a aplicação de um novo questionário online, no qual foi enviado aos participantes do primeiro questionário um convite para avaliar o uso do protótipo do jogo desenvolvido, no entanto, apenas dez concordaram em realizar a avaliação. Os resultados obtidos no questionário avaliativo composto por vinte e cinco perguntas adaptadas do NBR ISO/IEC 9126 (ABNT, 2003) e da abordagem educacional, desenvolvida por Barros (2013), que visa avaliar um software educacional, demonstraram altos níveis de concordância da escala Likert nas dimensões de Metodologia, Funcionalidade, Confiabilidade, Usabilidade, Eficiência e Aprendizagem. Dessa forma, pode-se inferir que o jogo desenvolvido está de acordo com os objetivos propostos e que suas funcionalidades têm potencial para contribuir com o ensino e aprendizado de alunos com DI, de maneira a facilitar o seu desenvolvimento, colaborando para a interação professor-aluno, além de permitir a utilização de uma nova ferramenta para auxiliar a compreensão do Sistema de Numeração Decimal.
Abstract: This research aimed to develop a digital educational game for mobile devices, to help professionals in teaching the Decimal Numbering System to students with Intellectual Disabilities (ID). This thesis intends to contribute to the access to mathematical knowledge by students with ID through a technological resource. The research is based on Lev Semenovich Vygotsky's cultural-historical theory of learning and the development of higher psychological functions. The study was carried out by applying online questionnaires with professionals, such as teachers, pedagogues, and special educators who have or had students with ID. In the first questionnaire, twenty-two participants answered multiple-choice questions about their performance, methodologies and resources used in their approaches, as well as the difficulties identified in the materials, in the application of games in learning, on the use of technological resources, as well as the difficulties, needs found in relation to the teaching of mathematics for students with ID and a survey on the characteristics that these professionals identify as essential in a game aimed at students with ID. Based on the answers obtained in the first questionnaire, the adaptation of the Golden Material and the Conceptual Framework for Educational Games, proposed by Canteri (2019), a game for mobile devices with the Android operating system was developed.The game is aimed at children, having as context a magical environment, consisting of three stages, in which the student must capture potions with a certain value, add up these values and associate them with the respective pieces of the Golden Material. In this way, the student will be able to express their knowledge through a game and through the use of a mobile device. Its validation was through the application of a new online questionnaire, in which an invitation to evaluate the use of the developed game prototype was sent to the participants of the first questionnaire, however, only ten agreed to carry out the evaluation. The results obtained from the evaluative questionnaire consisting of twenty-five questions adapted from the NBR ISO/IEC 9126 (ABNT, 2003) and the educational approach, developed by Barros (2013), which aims to evaluate an educational software, showed high levels of agreement for the scale Likert in the dimensions of Methodology, Functionality, Reliability, Usability, Efficiency and Learning. Thus, it can be inferred that the game was developed according to the objectives proposed and that its features have the potential to contribute to the teaching and learning of students with ID. It also facilitates their development, contributing to teacher-student interaction with the use of a new tool to aid the understanding of the Decimal Numbering System.
Descrição: Acompanha produção técnica: Magmática: jogo digital educacional para o ensino de sistema de numeração decimal a alunos com deficiência intelectual (DI)
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26964
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