Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27013
Título: O uso da roda de conversa no ensino remoto de biologia
Título(s) alternativo(s): Use conversation wheels in remote biology teaching
Autor(es): Santos, Jaqueline Rodrigues dos
Orientador(es): Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Ensino - Metodologia
Estratégias de aprendizagem
Active learning
Teaching - Methodology
Learning strategies
Data do documento: 3-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: SANTOS, Jaqueline Rodrigues dos. O uso da roda de conversa no ensino remoto de biologia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2021.
Resumo: A pandemia do Coronavírus (COVID 19), causada pelo vírus SARS-CoV 2, atingiu esfera global e impôs mudanças nas práticas docentes desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem escolar. Frente a esta realidade o presente estudo objetivou investigar junto a professores em formação inicial, integrantes do Programa Residência Pedagógica Biologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Santa Helena, os limites de possibilidades da rodas de conversas desenvolvidas no ambiente remoto. A pesquisa se caracterizou como qualitativa descritiva, feita por meio da Análise de Conteúdo dos dizeres de dezessete residentes em seus relatórios de participação nas rodas de conversas junto aos alunos da Educação Básica em aulas de Biologia. A análise dos dados permitiu a emergência de quatro categorias de análise denominadas: Vivência no ambiente escolar remoto, Relação entre teoria e prática docente, Reflexão sobre a prática docente desenvolvida e, Interesse e participação estudantil no ambiente remoto. De forma geral, o estudo revelou que os licenciandos aprovaram o desenvolvimento das rodas de conversa no sistema remoto tanto para sua formação docente, quanto para aprendizagem estudantil, todavia, ressaltaram a inexpressiva participação e interação dos alunos nas discussões no ambiente remoto de ensino e aprendizagem.
Abstract: The National Common Curriculum Foundation (BNCC) establishes field of Nature Sciences and its Technologies, which integrates the disciplines of science and Biology, must commit to formation and global human development of students. In perspective, diversifying methodological strategies and didactic modalities is directed to contribute meeting the needs and interests students.Thus, work aims to investigate with teachers ininitial training, members of Pedagogical Residency Program Biology of UTFPR câmpus Santa Helena, the contributions of the Virtual Conversation Wheels to promote biology teaching. This research will characterized as descriptive research, done through a bibliographic survey (which will allow theoretical investigation on subject researched) and later by data collection, together with the research participants (graduates of the Biological Sciences course of Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Santa Helena campus participants in Pedagogical Residency Program) which will allow a practical investigation on subject researched. After considering the results, it can be concluded that the majority of residents found relevant participation in Conversation Wheels, and use in biology classes was fruitful and significant, andbrought the possibility of interaction future teachers with students, in exchange of experiences.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27013
Aparece nas coleções:SH - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rodaconversaensinoremoto.pdf405,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons