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Título: Avaliação do desenvolvimento maturacional da linguagem em crianças de 4 a 6 anos em um município do oeste do Paraná
Título(s) alternativo(s): Maturational language development assessment of in children aged 4 to 6 years in a city in the west of Paraná
Autor(es): Arend, Pietro
Orientador(es): Araújo, Vera Lúcia Vasilévski dos Santos
Palavras-chave: Aquisição de linguagem
Fonemática
Alfabetização
Language acquisition
Phonemics
Literacy
Data do documento: 29-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: AREND, Pietro. Avaliação do desenvolvimento maturacional da linguagem em crianças de 4 a 6 anos em um município do oeste do Paraná. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2021.
Resumo: Sabe-se que o desenvolvimento da linguagem verbal oral é pré-requisito para a alfabetização. Uma forma de conhecer e avaliar situações que podem trazer implicações para a aquisição da linguagem e utilização do método fônico é a realização de um estudo interdisciplinar. Nesse sentido, o enfoque nas estruturas fono articulatórias da criança é essencial, posto que o método fônico trabalha com sons que correspondem às letras, em oposição ao método denominado beabá. A partir disso, esta pesquisa propõe verificar o desenvolvimento fonoarticulatório de crianças no início da pré-escola (4 a 5 e do ensino fundamental (1ºano) e sua evolução ao longo do ano escolar, por meio de estudo quantitativo e parcialmente longitudinal, dividido em fases. A pesquisa foi realizada em todas as escolas do município localizado no Oeste do Paraná, com 899 alunos, estudantes do pré-escolar 1, 2 e primeiro ano do ensino fundamental. A coleta foi feita de forma individual e realizada em uma sala especial sem influência de outros sons. Os testes realizados para coleta de dados são compostos por baterias de desenhos, cujos nomes os alunos deviam pronunciar. O teste é composto por um conjunto de palavras cujo objetivo é analisar todos os fonemas do português brasileiro. A classificação dos dados dos testes de produção oral é classificada como: pronúncia dentro do padrão fonológico da língua (correspondeu/variação sociolinguística), fora do padrão (não correspondeu) ou não reconheceu. Após análise, as palavras “dinheiro’’, “nuvem’’ e “palhaço’’ foram selecionadas para análise por apresentar um número elevado de desvios dentre as 3 séries pesquisadas, em relação a outras palavras do teste. Entre as outras palavras que compunham o teste, concentram-se nos desvios no pré 1 e pré 2. É possível observar que a quantidade de desvios nas pronúncias diminui com o avanço da idade.
Abstract: It is known that oral verbal language development is a prerequisite for literacy. One way to understand and evaluate situations that may have implications for language acquisition and the use of the phonic method is to conduct an interdisciplinary study. In this sense, the focus on the child's phonoarticulatory structures is essential, since the phonic method works with sounds that correspond to letters, as opposed to the beabá method. Based on this, this research proposes to verify the phonoarticulatory development of children at the beginning of preschool (4 to 5 years old) and elementary school (1st grade) and its evolution throughout the school year, by means of a quantitative and partially longitudinal study, divided into phases. The research was carried out in all schools of the municipality located in western Paraná, with 899 students, students of pre school 1, 2, and first year of elementary school. The collection was done individually and held in a special room with no influence from other sounds. The tests performed for data collection are composed of batteries of drawings, whose names the students had to pronounce. The test is composed of a set of words whose objective is to analyze all the phonemes of Brazilian Portuguese. The oral production test data is classified as: pronunciation within the phonological pattern of the language (matched/socio-linguistic variation), outside the pattern (did not match) or did not recognize. After analysis, the words "money", "cloud" and "clown" were selected for analysis because they presented a high number of deviations among the 3 grades surveyed, compared to other words in the test. Among the other words in the test, deviations were concentrated in pre 1 and pre2. It is possible to observe that the amount of deviations in pronunciations decreases with advancing age.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27047
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