Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27056
Título: Construção de um manipulador robótico com controle de posição visando o aprendizado em robótica
Autor(es): Pedra, André Luís Fernandes
Orientador(es): Rodrigues, Carolina Ribeiro
Palavras-chave: Sistemas de controle inteligente
Lógica difusa
Manipuladores (Mecanismo)
Intelligent control systems
Fuzzy logic
Manipulators (Mechanism)
Data do documento: 1-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: PEDRA, André Luis Fernandes. Construcão de um manipulador robótico com controle de posição visando o aprendizado em robótica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2018.
Resumo: O presente trabalho descreve a construção de um manipulador robótico de três graus de liberdade assim como a implementação de um controle de posição utilizando referências de tensão dispostas em cada elo do manipulador. O modelo físico foi construído utilizando uma impressora 3D cartesiana por meio de plástico em deposição dispondo de motores de passo para cada grau de liberdade. Para controlar os movimentos do robô é utilizada lógica Fuzzy, considerando apenas dois graus de liberdade.
Abstract: This work describes the construction of a three-degree freedom robot as well as the implementation of a position control using voltage references arranged at each link of the manipulator. The physical model was constructed using a Cartesian 3D printer by means of deposited plastic and mounted with pitch motors for each degree of freedom. To control the movements of the robot, Fuzzy logic is used, considering only two degrees of freedom.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27056
Aparece nas coleções:CP - Engenharia de Controle e Automação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COEAU_2019_1_01.pdf2,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.