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dc.creatorSouza, Mayara Faria de-
dc.date.accessioned2022-02-14T21:46:51Z-
dc.date.available2022-02-14T21:46:51Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.citationSOUZA, Mayara Faria de. Diálogos entre docentes sobre o desenvolvimento infantil a partir da filosofia para/com crianças. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27103-
dc.descriptionAcompanha: Formação docente colaborativa: uma proposta de diálogo filosófico na educação infantilpt_BR
dc.description.abstractThis investigation had as its object the development of a technological educational process, built with active teachers in an Early Childhood Education unit in a municipality in the interior of Paraná. In order to make available to teachers in the municipal Early Childhood Education network, a collaborative continuing education course, to promote dialogue and encourage meaningful listening between these teachers and their students. For this, a dialogic process of collaborative continuing education with educators was developed, which addressed the possibilities of Philosophy for/with children in the development of this relationship of care, affection and teaching and learning, entitled: Collaborative teacher education: a proposal for Philosophical Dialogue in Early Childhood Education. Reflections by authors such as Lipman (2001), Murris (2016), Carvalho (2020) and Santos (2020) were used in this process. About the development of this program in Kindergarten classes, authors such as Burroughs and Mortari (2017) and Kaźmierczak (2020) were used to discuss how the Philosophy for/with Children can be relevant for working with young children, by transforming education in a space of intellectual freedom for students, by promoting aspects related to curiosity, investigation, questioning, dialogue and listening to the other. Furthermore, authors such as Ibiapina (2016) who discuss collaborative training. The training was carried out in five sessions, in which we sought to provide the municipal Kindergarten teachers with moments of dialogue and reflection about their pedagogical practices, which together reached the conclusion about the importance of dialogue and listening can lead to the teaching and learning of young children. This importance was understood as fundamental since babies, who, despite being small, need to be part of the dialogue in the classroom, in order to realize the right of every child to actively participate in their training, so that a democratic and of quality.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectEscuta (Psicologia)pt_BR
dc.subjectDiálogospt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectListeningpt_BR
dc.subjectDialoguespt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleDiálogos entre docentes sobre o desenvolvimento infantil a partir da filosofia para/com criançaspt_BR
dc.title.alternativeTeacher dialogues on child development from philosophy for/with childrenpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta investigação teve como objeto o desenvolvimento de um processo educativo tecnológico, construído com professoras em atividade em uma unidade de Educação Infantil de um município do interior do Paraná. No intuito de disponibilizar para as professoras da rede municipal de Educação Infantil, um curso de formação continuada colaborativa, para promover o diálogo e estimular a escuta significativa entre essas professoras e seus alunos. Para isso, foi desenvolvido um processo dialógico de formação continuada colaborativa com educadoras, que tratou das possibilidades da Filosofia para/com Crianças no desenvolvimento dessa relação de cuidado, de afeto e de ensino e de aprendizagem, intitulado: Formação docente colaborativa: uma proposta de diálogo filosófico na Educação Infantil. Foram empregados nesse processo reflexões de autores como, Lipman (2001), Murris (2016), Carvalho (2020) e Santos (2020). Sobre o desenvolvimento desse programa em turmas da Educação Infantil, empregou-se autores como Burroughs e Mortari (2017) e Kaźmierczak (2020) que dissertam sobre como a Filosofia para/com Crianças pode ser relevante para o trabalho com crianças pequenas, ao transformar a educação em um espaço de liberdade intelectual para os alunos, ao promover aspectos ligados a curiosidade, a investigação, ao questionamento, ao diálogo e a escuta do outro. Ademais, foram utilizados autores como Ibiapina (2016) que discute sobre a formação colaborativa. A formação foi realizada em cinco encontros, em que procurou-se proporcionar as professoras da Educação Infantil municipal, momentos de diálogo e de reflexão a respeito de suas práticas pedagógicas, as quais em conjunto chegaram à conclusão acerca da importância que o diálogo e a escuta podem ocasionar no ensino e aprendizagem de crianças pequenas. Essa importância, foi compreendida como fundamental desde os bebês, os quais apesar de pequenos precisam fazer parte do diálogo em sala de aula, a fim de efetivar o direito de toda criança a participar ativamente de suas formações, para que se constitua uma educação democrática e de qualidade.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9537-8097pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5349739707425281pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3946-7807pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Ana Isabel-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttps://orcid.org/0000-0002-9506-7309pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ana Isabel-
dc.contributor.referee1Latteshttps://orcid.org/0000-0002-9506-7309pt_BR
dc.contributor.referee2Rivelini, Angelica Cristina-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1050-8003pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3622391715613904pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, David da Silva-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3946-7807pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442pt_BR
dc.contributor.referee4Carvalho, Magda Costa-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-8539-5061pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1306211163976776pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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