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Título: LONGHI, Clarisse Lye. As representações da mulher nipo­brasileira em Nihonjin, de Oscar Nakasato: permanências e rupturas
Título(s) alternativo(s): The representation of the japanese-brazilian Woman in Nihonjin, by Oscar Nakasato: permanences and ruptures
Autor(es): Longhi, Clarisse Lye
Orientador(es): Cantarin, Márcio Matiassi
Palavras-chave: Preconceitos na literatura
Literatura brasileira
Mulher na literatura
Literatura japonesa - 1868-
Nakasato, Oscar, 1963-
Prejudices in literature
Brazilian literature
Women in literature
Japonese literature - 1868-
Data do documento: 9-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LONGHI, Clarisse Lye. As representações da mulher nipo-brasileira em Nihonjin, de Oscar Nakasato: permanências e rupturas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: A presente monografia se dispõe a identificar e analisar as formas de representação da figura feminina na obra Nihonjin, de Oscar Nakasato (2011). A partir de noções referentes ao processo da imigração japonesa, à inserção desses estrangeiros na sociedade brasileira e à construção de uma nova identidade, buscamos destacar o núcleo de mulheres que compõe a obra (e dita a sua trajetória) em seus momentos de aproximação e ruptura com a tradição nipônica. Para isso, utilizamos como apoio teórico estudos que abordam os processos históricos da chegada dos japoneses, outros sobre a presença do Japão na literatura brasileira, além de conceitos feministas que nortearam nosso olhar para a verificação da mulher enquanto personagem secundária, porém decisiva ao longo do romance.
Abstract: A presente monografia se dispõe a identificar e analisar as formas de representação da figura feminina na obra Nihonjin, de Oscar Nakasato (2011). A partir de noções referentes ao processo da imigração japonesa, à inserção desses estrangeiros na sociedade brasileira e à construção de uma nova identidade, buscamos destacar o núcleo de mulheres que compõe a obra (e dita a sua trajetória) em seus momentos de aproximação e ruptura com a tradição nipônica. Para isso, utilizamos como apoio teórico estudos que abordam os processos históricos da chegada dos japoneses, outros sobre a presença do Japão na literatura brasileira, além de conceitos feministas que nortearam nosso olhar para a verificação da mulher enquanto personagem secundária, porém decisiva ao longo do romance.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27106
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