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Título: Estética interpretativa: uma proposição da dança como forma de interpretação literária
Título(s) alternativo(s): Interpretative Aesthetics: a proposition of dance as a form os literary interpretation
Autor(es): Silva, Bruna de Paula Moura da
Orientador(es): Sales, Cristiano de
Palavras-chave: Estética
Literatura e dança
Leitores - Reação crítica
Aesthetics
Literature and dance
Reader-response criticism
Data do documento: 3-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Bruna de Paula Moura da. Estética interpretativa: uma proposição da dança como forma de interpretação literária. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Este trabalho propõe um nexo interdisciplinar entre duas formas artísticas (as danças e a literatura), com uma pesquisa estética voltada para a análise da possibilidade de se ter a dança como uma forma de interpretação de textos literários. Com o objetivo de tentar compreender as relações de complementariedade entre as teorias das áreas e as formas de percepção e recepção dos processos de leitura, bem como criação nos estados corporais. Para tanto, como metodologia, será realizado um processo de/ revisão de literatura e de esquematização de teorias para suportar a proposição: serão utilizadas as teorias de PAZ (1982) e ECO (2016) para introdução da pesquisa sobre artes, poéticas, estéticas e a visão do ser e de suas ações como fenômenos no mundo; referente aos estudos sobre a relação da recepção e percepção do texto por parte do leitor serão aplicados os trabalhos de JAUSS (1994), ISER (1996, 1999) e ECO (1976); orientando as reflexões sobre corpo, dança e corpo na dança, segue-se a Teoria da dança como pensamento do corpo de KATZ (2005), Teoria Corpomídia de KATZ e GREINER (2005) e a teoria da Materialidade na dança de BARROS (2009), buscando explorar como funciona o processo da dança e de sua significação para o ser; e, por fim, baseando os conceitos de corpo e interpretação, dentro da perspectiva estética, serão utilizadas as teorias de BARTHES (2015) e ZUMTHOR (2002) para conectar a experiência literária com o processo de criação coreográfica nas danças, propondo-a como parte do procedimento através da apresentação de uma forma de análise estética denominada Estética Interpretativa. Assim, este ensaio idealiza um nexo sem hierarquização ou categorização, com uma leitura conjunta e não fragmentada, revelando uma percepção mais ampla sobre as duas artes e sobre a própria relação do indivíduo ser-leitor-artista com elas.
Abstract: This work proposes an interdisciplinary nexus between two artistic forms (dance and literature), with an aesthetic research aimed at analyzing the possibility of having dance as a form of interpretation of literary texts. With the objective of trying to understand the complementary relations between the theories of the areas and the forms of perception and reception’s processes of reading and creation in bodily states. Therefore, as a methodology, a process of literature review and theory schematization will be carried out to support the proposition: the theories of PAZ (1982) and ECO (2016) will be used to introduce research on arts, poetics, aesthetics and the view of the being and its actions as phenomena in the world; regarding studies on the relation between the reception and perception of the text by the reader, the works of JAUSS (1994), ISER (1996, 1999) and ECO (1976) will be applied; guiding reflections on body, dance and body in dance, it follows the theory of dance as thought of the body by KATZ (2005), Corpomídia theory by KATZ and GREINER (2005) and the theory of Materiality in dance by BARROS (2009) , seeking to explore how the dance process works and its meaning for the being; and, finally, basing the concepts of body and interpretation, within the aesthetic perspective, the theories of BARTHES (2015) and ZUMTHOR (2002) will be used to connect the literary experience with the choreographic creation process in dances, proposing it as part of the procedure through the presentation of a form of aesthetic analysis called Interpretative Aesthetics. Thus, this essay idealizes a nexus without hierarchization or categorization, with a joint and non-fragmented reading, revealing a broader perception about the two arts and about the relation of the individual being-readerartist with them.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27112
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