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Título: Barbeiro Judeu & Adenoid Hynkel: uma (re)construção discursiva em O Grande Ditador
Título(s) alternativo(s): Jewish Barber & Adenoid Hynkel: a discursive (re)building in The Great Dictator
Autor(es): Maia, Ken Aarã Gonçalves da
Orientador(es): Catelão, Evandro de Melo
Palavras-chave: Análise retórica
Análise do discurso
Filme cinematográfico
Chaplin, Charlie, 1889-1977
Rhetorical criticism
Discourse analysis
Motion picture film
Data do documento: 26-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MAIA, Ken Aarã Gonçalves da. Barbeiro Judeu & Adenoid Hynkel: uma (re)construção discursiva em O Grande Ditador. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Inspirados em teorias que abordam a argumentação em diferentes modalidades textuais (ADAM, 2011; AMOSSY, 2008; 2017); além de aspectos da Retórica e da Nova Retórica (PERELMAN & OLBRECHTS-TYTECA, 1996), tomamos como ponto de partida que todo discurso visa a, de alguma maneira, influenciar seu interlocutor. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca estabelecer como Charles Chaplin elaborou a imagem da sociedade judia e de Adolf Hitler, durante o período entre Guerras Mundiais, representados, respectivamente, na imagem do Barbeiro e do ditador Adenoid Hynkel, trazendo dados de descrição de aspectos do ethos no filme O Grande Ditador, de 1940. A construção do ethos, uma imagem que o orador faz de si mesmo, deve sempre ser condizente com a maneira pela qual o enunciador busca influenciar seu interlocutor, na tentativa de despertar determinadas emoções (AMOSSY, 2008). Baseado nisso, este trabalho faz uma análise do filme por meio de suas duas personagens principais que, apesar de interpretadas pelo mesmo ator, apresentam claras distinções ideológicas entre si, levando a diferentes posicionamentos. Para a discussão, utiliza-se, além da noção de ethos, o processo de esquematização discursiva, a fim de compreender parte dos sentidos gerados no momento de divulgação do filme, e também da noção de valor, de descrever e de discutir os tipos de emoções despertadas pelo filme.
Abstract: Inspired by theories that address argumentation in different textual modalities (ADAM, 2011; AMOSSY, 2008; 2017; in addition to aspects of Rhetoric and New Rhetoric, PERELMAN & OLBRECHTS-TYTECA, 1996), we take as a starting point that every discourse aims, in some way, to influence its interlocutor. In this perspective, the present work seeks to establish how Charles Chaplin elaborated the image of Jewish society and Adolf Hitler, throughout the period between the World Wars, represented, respectively, in the image of the Barber and the dictator Adenoid Hynkel, bringing data describing aspects of the ethos in the 1940 film “The Great Dictator”. The construction of ethos, an image that the speaker makes of himself, must always be consistent with a way in which the speaker seeks to lead his interlocutor, in an attempt to arouse certain emotions (AMOSSY, 2008). Based on this, this work makes an analysis of the movie through its two main characters that, despite being interpreted by the same actor, present clear ideological distinctions among themselves, leading to different positions. For the discussion, in addition to the notion of ethos, the process of discursive schematizing is used, in order to understand the part of the meanings generated when the movie is released, and also the notion of value, of and to discuss the types of emotions aroused by the movie.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27120
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