Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27414
Título: Comparação entre aterramento em haste na vertical e condutor enterrado na horizontal em forma de círculo
Autor(es): Thomé, Tiago de Brito
Orientador(es): Paschoalino, Carlos Alberto
Palavras-chave: Solos
Medição
Solos e clima
Soils
Measurement
Soils and climate
Data do documento: 23-Mai-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: THOMÉ, Tiago de Brito. Comparação entre aterramento em haste na vertical e condutor enterrado na horizontal em forma de círculo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2019.
Resumo: Os sistemas de aterramento elétrico, possuem a função de proteger instalações e equipamentos elétricos, além da vida das pessoas que possam estar em contato com eles. A redução da resistência de aterramento é um dos fatores principais para melhorar a qualidade e segurança das instalações. Este trabalho compara a resistência de terra de três hastes em paralelo, com a de um condutor enterrado na horizontal na forma de círculo, realizando também medições de temperatura, umidade e pH do solo, para o monitoramento do mesmo
Abstract: Electrical grounding systems have the function of protecting electrical installations and equipment, as well as the lives of people who may be in contact with them. Reducing ground resistance is one of the key factors in improving the quality and safety of installations. This work compares the ground resistance of three parallel rods with that of a conductor buried horizontally in the shape of a circle, also performing measurements of soil temperature, humidity and pH for the monitoring of the same.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27414
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COELT_2019_1_27.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.