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Título: Critérios que os professores em formação continuada utilizam para selecionar ou elaborar situações de ensino de números racionais
Título(s) alternativo(s): Criteria that teachers in further training use to select or develop rational numbers teaching situations
Autor(es): Assis, Jaqueline
Orientador(es): Panossian, Maria Lucia
Palavras-chave: Números racionais - Estudo e ensino
Frações - Estudo e ensino
Professores - Formação
Aprendizagem
Numbers, rational - Study and teaching
Fractions - Study and teaching
Teachers, Training of
Learning
Data do documento: 13-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ASSIS, Jaqueline. Critérios que os professores em formação continuada utilizam para selecionar ou elaborar situações de ensino de números racionais. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: O professor que organiza seu ensino, de acordo com os preceitos da Teoria Histórico-Cultural (THC) e da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), alinha-se com a humanização dos sujeitos envolvidos, sendo a escola o ambiente adequado para a apropriação dos conhecimentos construídos ou organizados pela humanidade. No processo de organização do ensino (por exemplo, de números racionais) espera-se que o professor considere as necessidades históricas que desencadearam esta forma de conhecimento, proporcionando ao estudante o encontro com uma necessidade e motivos que desencadeiem sua atividade. Entretanto, percebe-se que os professores adotam diferentes critérios para escolher ou elaborar a situação de ensino, e por isso destaca-se a pergunta desta pesquisa: que critérios os professores utilizam para organizar o ensino ou situações de ensino dos números racionais? Neste sentido, surge o objetivo: analisar os processos de elaboração e escolha de situações de ensino de números racionais por professores em formação continuada. Metodologicamente, os dados foram constituídos a partir de um curso ofertado a professores da Educação Básica, com carga horária total de 35 horas, distribuídas em um ambiente de apresentação da plataforma moodle e cinco unidades. Neste curso foram propostas tarefas diversas e Situações Desencadeadoras da Aprendizagem (SDA) do conteúdo de números racionais para que, nos fóruns de estudo, os participantes revelassem suas compreensões a respeito do tema, nos registros escritos e publicados na plataforma, aliados à discussão de textos acadêmicos, vídeos educacionais de acesso público e outros recursos que possibilitaram a discussão coletiva por meio da plataforma virtual. Mediante um processo de análise baseado no materialismo histórico-dialético, composto por três momentos, foi possível identificar oito critérios que os participantes da pesquisa consideraram, no decorrer do processo de formação, para escolha ou elaboração de situações de ensino dos números racionais na Educação Básica. Dentre os resultados da pesquisa, observou-se que a maioria dos participantes valorizaram positivamente a possibilidade de organizar o ensino dos números racionais a partir do seu significado enquanto número na reta numérica, e da consideração do movimento lógico-histórico do conceito. Como perspectivas de pesquisas futuras, considera-se importante, dentre outros estudos, acompanhar o processo de formação de professores que participam de experiências formativas como a desenvolvida nesta pesquisa. Para finalizar, diante às evidências e reflexões realizadas, esta dissertação se complementa com um produto, sendo especificamente um caderno pedagógico com o intuito de ser uma orientação para os professores da Educação Básica no momento de organizar o ensino de números racionais, apresentando reflexões e guias para tanto.
Abstract: The teacher who organizes his teaching according to the precepts of Historical Cultural Theory (THC) and Teaching Guiding Activity (AOE) is in line with the humanization of the subjects involved, with the school being the appropriate environment for the appropriation of the knowledge acquired by humanity. Based on these ideas, the organization of teaching (for example, of rational numbers) must consider the historical needs that triggered it, a certain form of knowledge. Therefore, the teaching activity needs to be organized and thought in a way that provides the student with the meeting with a need, that triggers his activity. In this sense, the development of this research is guided by the intention of analyzing the processes of elaboration and choice of situations of teaching of rational numbers by teachers of basic education. In response to the following question: what criteria do teachers use to teach rational numbers? In response to the following question: what criteria do teachers use to organize the teaching of rational numbers? This analysis will be based on the understanding acquired from the study of the AOE principles and the survey of works in this theoretical perspective on the teaching of rational numbers. Methodologically the data will be constituted from a course offered to teachers of basic education, with a total workload of 35 hours distributed in a presentation environment of the moodle platform and five units/modules. In it, several tasks and Triggering Learning Situations (DAS) with content of rational numbers were proposed só that, in the study forums, the participants revealed their understandings about the theme, in the written and published records on the platform, together with the discussion of texts academics, publicly accessible educational videos and other resources that enabled collective discussion through the virtual platform. Through an analysis process based on historical-dialectical materialism, consisting of three moments, it was possible to identify eight criteria that the research participants considered, during the training process, for choosing or elaborating situations for teaching rational numbers in Basic Education. Among the research results, it was observed that most participants positively valued organizing the teaching of rational numbers, on the one hand, from its meaning as a number in the number line, and on the other, from the consideration of the logical movementconcept background. As perspectives for future research, it is considered important, among other studies, to monitor the process of training teachers who participate in training experiences such as the one developed in this research. Finally, in view of the evidence and reflections carried out, this dissertation is complemented with a product, being specifically a pedagogical notebook with the aim of being an orientation for Basic Education teachers when organizing the teaching of rational numbers, presenting reflections and guides for this.
Descrição: Acompanha: Refletindo sobre o ensino de números racionais
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27614
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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