Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27622
Título: Mulheres no ensino de Física: percepções e práticas docentes sobre gênero na disciplina de Física no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Women in Physics teaching: perceptions and teaching practices on gender in Physics in high school
Autor(es): Borsatto, Jaqueline May
Orientador(es): Martins, Alisson Antonio
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Mulheres cientistas
Identidade de gênero
Mulheres intelectuais
Physics - Study and teaching
Women scientists
Gender identity
Women intellectuals
Data do documento: 25-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BORSATTO, Jaqueline May. Mulheres no ensino de física: percepções e práticas docentes sobre gênero na disciplina de física no ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: A instituição escolar, um dos principais espaços de contato com estas ciências, também está sujeita a expressar elementos desmotivadores às mulheres no sentido de se perpetuarem estereótipos de gênero. Considerando professores e professoras como intelectuais, eles e elas podem assumir uma postura crítica, promovendo uma educação libertadora e inclusiva em relação às questões de gênero. Nesse sentido, o objetivo geral foi compreender, por meio do posicionamento de professores e professoras, como são abordadas as relações de gênero nas aulas de Física e quais são suas percepções sobre a pertinência em se trabalhar este tema. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, mediante a aplicação de um questionário e, de modo exploratório, com a realização de entrevistas semiestruturadas com professores/professoras de Física que atuam em colégios estaduais paranaenses. A temática da pesquisa foi anunciada de modo diretivo às/aos participantes. Para o tratamento das informações obtidas e na constituição de interpretação dos dados, foi empregado análise de conteúdo, na qual foram construídas seis categorias simples para os questionários e três para as entrevistas. Os resultados indicaram que a maioria das/dos participantes declarara ter abordado contribuições de cientistas mulheres em suas aulas e considera que a representação de cientistas em imagens em livros didáticos, mídias, filmes, etc., influencia na identificação das/dos estudantes com as carreiras científicas. Sobre a pouca presença de mulheres na ciência, ressaltou-se a cultura patriarcal, a dupla jornada de trabalho, a falta de oportunidades e as expectativas sociais para o sexo feminino. Enquanto proposta, para tentar equalizar estes interesses, questionou-se sobre a possibilidade de se trabalhar questões de gênero de modo transversal, para a qual a maioria das/dos participantes considerou indiferente essa possibilidade. Estes resultados apresentam indícios de que as desigualdades entre homens e mulheres são reconhecidas, contudo, não se tem um posicionamento expressivo sobre como reverter tais desigualdades, manifestando-se, em certo sentido, uma resistência ao abordar tais assuntos. Nas entrevistas realizadas, ressaltou-se a baixa presença de mulheres na Física em livros didáticos, o que reforça a necessidade de se ampliar a produção e divulgação de materiais e a construção de espaços que, colaborativamente, promovam reflexões sobre as questões de gênero no ensino de Física.
Abstract: The scholar institution, one of the main spaces of contact with these sciences, is also subject to expressing demotivating elements to women in the sense of perpetuating gender stereotypes. Considering male and female teachers as intellectuals, they can assume a critical posture, promoting a liberating and inclusive education in relation to gender issues. In this sense, the general objective was to understand, through the teachers’ position, how gender relations are approached in Physics classes and what their perceptions are about the relevance of working with this theme. For this purpose, a qualitative research was carried out through the application of a questionnaire and, in an exploratory way, semi-structured interviews with Physics teachers/teachers who work in state high schools in Paraná. The research theme was announced to the participants in a direct way. For the treatment of the information obtained and in the constitution of data interpretation, content analysis was employed, in which six simple categories were built for the questionnaires and three for the interviews. The results indicated that most of the participants declared they had approached contributions from women scientists in their classes and consider that the representation of scientists in images in textbooks, media, films, etc., influences the identification of the students with scientific careers. About the little presence of women in science, the patriarchal culture, the double working day, the lack of opportunities and the social expectations for the female sex were highlighted. As a proposal to try to equalize these interests, it was asked about the possibility of working on gender issues in a transversal way, to which most of the participants considered indifferent this possibility. These results show indications that the inequalities between men and women are recognized, however, there is no expressive position on how to revert such inequalities, manifesting, in a certain sense, a resistance to approach such subjects. In the interviews, the low presence of women in Physics in textbooks was highlighted, which reinforces the need to expand the production and dissemination of materials and the construction of spaces that collaboratively promote reflections on gender issues in Physics teaching.
Descrição: Acompanha: Mulheres e ensino de Física: pensando novas possibilidades
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27622
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mulheresensinofisicagenero.pdf3,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
mulheresensinofisicagenero_produto.pdf12,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons