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Título: Cultura de laboratório: design de ensino para refletir, fazer e explicar ciência a partir da sala de aula
Título(s) alternativo(s): Laboratory culture: teaching design to reflect, do and explain science from the classroom
Autor(es): Muchenski, Julio Cesar
Orientador(es): Miquelin, Awdry Feisser
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Aprendizagem
Laboratórios
Estudantes do ensino médio
Physics - Study and teaching
Learning
Laboratories
High school students
Data do documento: 22-Jul-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MUCHENSKI, Julio Cesar. Cultura de laboratório: design de ensino para refletir, fazer e explicar ciência a partir da sala de aula. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: Esta Pesquisa-Aplicação foi acerca do design de ensino Cultura de Laboratório, enquanto solução para o problema local e complexo da noosfera de ensino de Física do Colégio Estadual do Paraná. Na investigação, abordamos a problemática do laboratório didático tradicional, cuja atividade experimental baseou-se no processo de ensino e aprendizagem behaviorista e, também, da encenação de certo método científico ficcional, a partir do qual o aluno poderia desenvolver “supostas atitudes científicas”. Esta tentativa resultou na forma de ensino de ciência discutível, porque os estudantes podem até adquirir alguma habilidade em termos da técnica, durante os afazeres na manipulação dos aparelhos experimentais, entretanto, não há aprendizagem com significação acerca dos objetos da ciência e da tecnologia. Essa forma de ensino com experimentação produziu imagens distorcidas dos reais contextos da natureza e da prática científica da Ciência Trabalhadora, provavelmente houve na transposição didática da realidade dos contextos históricos, filosóficos e sociais entorno da fabricação dos fatos, a simplificação do modus operandi dos cientistas nas suas vivências no laboratório. Em outras palavras, não passou de encenação ficcional da realidade dos costumes e das essências peculiares de cientistas nos seus laboratórios, portanto, essa forma de educação científica convencional tornou-se apenas o simulacro do mundo real dos processos de fabricação da Ciência. Com a delimitação do problema objetivou-se desenvolver outra metodologia de educação científica a partir do Design Based Research, com seus dois produtos: o design de ensino em si e a teoria que emergiu da investigação, característicos da episteme e do método dessa pesquisa, que se desenvolve em fases e ciclos iterativos. A partir da identificação do problema e da análise das necessidades, propusemos a elaboração de outro desenho de ensino, em que estudantes, por meio do letramento científico, de sujeitos à Ciência passassem para sujeitos da Ciência, para enfrentarem o cenário atual de suposta democratização da informação e da era de pós-verdades, pois a educação científica tradicional não contribuiu para que a maioria das pessoas diferenciassem o que é fato, fato duvidoso e factoide. Posteriormente, na fase de desenvolvimento e implementação do design, buscou-se a partir dos primeiros protótipos, a consistência e praticidade dos princípios de design: I- imersão dos estudantes em projetos de investigação científica; II - reformulação da episteme e métodos do laboratório didático; III- o uso especializado do smartphone como inscritor; e, IVestudantes divulgadores digitais de ciência. Nesta fase, os protótipos foram aperfeiçoados em ciclos iterativos em diferentes contextos de ensino, portanto, passaram pela revisão e avaliação de especialistas internos e externos que contribuíram com a emersão de teorias que foram incorporadas neste trabalho. Na última fase, mais avaliativa, investigamos a eficácia do último protótipo, porém provisório, em um contexto desafiador, a turma de segunda série do ensino médio noturno do Colégio Estadual do Paraná. Observamos “ampliações” da racionalidade dos estudantes a partir das análises das suas manifestações ao completarem ciclos de pesquisa, pois mostraram familiarização e naturalização de algumas das nuances típicas das vivências dos trabalhadores da ciência, além de perceberem diferenças entre protocolos de controvérsias científicas ou debates ideológicos.
Abstract: This Research-Application was about the design of teaching Laboratory Culture, as a solution to the local and complex problem of the noosphere of teaching Physics at Colégio Estadual do Paraná. In the investigation, we approached the problematic of the traditional teaching laboratory, whose experimental activity was based on the behaviorist teaching and learning process and, also, on the staging of a certain fictional scientific method, from which the student could develop “supposed scientific attitudes”. This attempt resulted in the form of debatable science teaching, because students can even acquire some skill in terms of technique, during the tasks of manipulating experimental apparatus, however, there is no meaningful learning about the objects of science and technology. This form of teaching with experimentation produced distorted images of the real contexts of nature and scientific practice of Science, probably in the didactic transposition of the reality of the historical, philosophical and social contexts surrounding the fabrication of facts, the simplification of the modus operandi of scientists in their experiences in the laboratory. In other words, it was no more than a fictional enactment of the reality of the customs and peculiar essences of scientists in their laboratories, therefore, this form of conventional science education became only a simulacrum of the real world of Science's manufacturing processes. With the delimitation of the problem, the objective was to develop another methodology of science education from Design Based Research, with its two products: the teaching design itself and the theory that emerged from the investigation, characteristic of the episteme and method of this research, which it develops in iterative phases and cycles. Based on the identification of the problem and the analysis of needs, we proposed the development of another teaching design, in which students, through scientific literacy, from subjects of Science were transferred to subjects of Science, to face the current scenario of supposed democratization of information and the era of post-truths, as traditional science education has not contributed to most people distinguishing what is fact, doubtful fact and factoid. Later, in the project development and implementation phase, the consistency and practicality of the project principles was sought from the design principles: I - immersion of students in scientific research projects; II - reformulation of the episteme and methods of the teaching laboratory; III - the specialized use of the smartphone as a subscriber and IV - Science disseminating students. At this stage, the prototypes were perfected in iterative cycles in different teaching contexts, therefore, they were reviewed and evaluated by internal and external experts who contributed to the emergence of theories that were incorporated in this work. In the last, more evaluative phase, we investigated the effectiveness of the last prototype, however provisional, in a challenging context, the class of the second year of night high school at Colégio Estadual do Paraná. We observed the broadening of students' common sense, from the analysis of their manifestations, by showing familiarization and naturalization with some of the typical nuances of the experiences of science workers. In addition to realizing the differences between protocols for scientific controversies and ideological debates.
Descrição: Acompanha produção técnica: Cultura de laboratório: refletir, fazer e explicar ciência a partir do laboratório didático de física
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27685
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