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dc.creatorStoski, John Cleyton-
dc.date.accessioned2022-04-11T18:17:53Z-
dc.date.available2022-04-11T18:17:53Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationSTOSKI, John Cleyton. Estudo observacional do comportamento de ciclistas a partir de um estudo naturalístico com condutores de automóveis. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27945-
dc.description.abstractUnderstanding the behavior of cyclists and their relationship with the urban road infrastructure is essential to develop public policies and adequate infrastructure for cycling. In this research, an observational study of the behavior of cyclists in the city of Curitiba/PR was carried out from a naturalistic study carried out with car drivers. In order to analyze the behavior of cyclists regarding the use of infrastructure and risk behaviors, the study identified 523 episodes in which there were cyclists traveling in the city’s traffic, in total 182.39 hours of driving in the naturalistic study were analyzed. Cyclists were classified according to gender, traffic behavior, use of safety equipment, use of road infrastructure and behavior at intersections. To verify differences in the behavior of cyclists, statistical tests with confidence intervals of 95% and 99% were used. The results indicate that there is a greater predominance of males in the use of the modal, 93.4% of the identified cyclists were men and only 6.6% were women. Engagement in secondary activities is low, identified in only 0.4% of the sample. Regarding the use of safety equipment, it was found that 75.0% of cyclists did not wear a helmet and 64.1% did not use lighting at night. During this period, the proportion of helmet use is 19.2% more present than in the daytime period, however there is 24.2% greater disrespect to traffic lights than in the daytime period. In only 23.7% of the episodes there was adequate cycling infrastructure for cyclists, in these episodes, 79.8% actually used it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCiclistas - Comportamento - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectCicloviaspt_BR
dc.subjectSegurança no trânsitopt_BR
dc.subjectCyclists - Behavior - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectBicycle trailspt_BR
dc.subjectTraffic safetypt_BR
dc.titleEstudo observacional do comportamento de ciclistas a partir de um estudo naturalístico com condutores de automóveispt_BR
dc.title.alternativeObservational study of cyclists' behavior from a naturalistic study with car driverspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEntender o comportamento dos ciclistas e sua relação com a infraestrutura viária urbana é essencial para desenvolver políticas públicas e infraestrutura adequadas para o modal cicloviário. Neste trabalho, foi realizado um estudo observacional do comportamento de ciclistas na cidade de Curitiba/PR a partir de um estudo naturalístico realizado com condutores de automóveis. Com o objetivo de analisar o comportamento de ciclistas no tocante a utilização da infraestrutura e comportamentos de risco, o estudo identificou 523 episódios em que havia ciclistas trafegando no trânsito da cidade, no total foram analisadas 182,39 horas de condução do estudo naturalístico. Os ciclistas foram classificados quanto ao gênero, comportamento no trânsito, utilização de equipamentos de segurança, utilização da infraestrutura viária e comportamento em cruzamentos. Para verificar diferenças no comportamentos dos ciclistas foram utilizados testes estatísticos com intervalo de confiança de 95% e 99%. Os resultados indicam que há maior predominância do gênero masculino no uso do modal, 93,4% dos ciclistas identificados eram homens e apenas 6,6% eram mulheres. O engajamento em atividades secundárias é baixo, identificado em apenas 0,4% da amostra. Em relação a utilização de equipamentos de segurança, verificou-se que 75,0% dos ciclistas não utilizavam capacete e 64,1% não utilizavam iluminação no período noturno. Neste período, a proporção de uso do capacete é 19,2% mais presente do que em relação ao diurno, no entanto há 24,2% maior desrespeito à sinalização semafórica do que no período diurno. Em apenas 23,7% dos episódios havia infraestrutura cicloviária adequada para os ciclistas, nestes episódios, 79,8% de fato a utilizavam.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Gadda, Tatiana Maria Cecy-
dc.contributor.advisor-co1Bastos, Jorge Tiago-
dc.contributor.referee1Gadda, Tatiana Maria Cecy-
dc.contributor.referee2Bastos, Jorge Tiago-
dc.contributor.referee3Corrêa, Janine Nicolosi-
dc.contributor.referee4Amancio, Eduardo Cesar-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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