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Título: Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas
Título(s) alternativo(s): Development of an active mechanical damper based on electromagnetic and system control principles
Autor(es): Sato, Alysson Akio
Correa, Eliezer Luzzi
Bruno, Felipe de Oliveira
Orientador(es): Oroski, Elder
Palavras-chave: Automóveis - Amortecedores
Eletromagnetismo
Campos magnéticos
Controladores PID
Controle automático
Automobiles - Shock absorbers
Electromagnetism
Magnetic fields
PID controllers
Automatic control
Data do documento: 13-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SATO, Alysson Akio; CORREA, Eliezer Luzzi; BRUNO, Felipe de Oliveira. Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Sistemas de suspensão passiva e semi-ativa tem sido vastamente utilizados em automóveis e em equipamentos industriais, porém o conjunto massa, mola e amortecedor hidráulico apresentaram poucas mudanças em sua concepção. Amortecedores ativos, embora conhecidos a certo tempo, não são frequentemente aplicados devido a sua alta complexidade e custo elevado, apesar de possibilitar um desempenho melhor. Neste trabalho foi desenvolvido um amortecedor eletromagnético ativo voltado para o uso automobilístico e seu sistema de controle por meio de simulações como prova de conceito de seu funcionamento. Este documento apresenta todo o estudo do projeto, desde a parte mecânica do amortecedor, simulações do circuito eletromagnético, por meio do software FEMM, Finite Element Method Magnetics, método dos elementos finitos magnéticos, que utiliza o método de elementos finitos, o estudo e projeto de um conversor eletrônico para acionamento das bobinas, até a simulação do amortecedor projetado e ambos os sistemas de controle desenvolvidos, controlador PID, ProporcionalIntegral-Derivativo, sistema de controle proporcional, integral e derivativo, e fuzzy, e os resultados obtidos em relação a critérios de conforto e eficiência energética.
Abstract: Passive and semi-active suspension systems have been widely used in vehicles and industrial equipments, but hydraulic mass-spring-damper systems have shown few changes in their concept. Active damper, although being known for a while, they are not applied due to high complexity and cost, although they allow better performance. In this document was developed an active electromagnetic damper for automotive use and its control system through simulations as proof of concept of its behavior. This document shows all the studies involved in this project, such as mechanical parts of the damper, the simulations of the electromagnetic circuit by means of software FEMM, Finite Elements Methods Magnetics, which uses the finite elements method, the topology of the mechanical part, which is designed based in past studies, the actuator system to power the damper coils, buck converter, the simulation of the designed damper with two control systems, PID, Proportional-Integral-Derivative, and fuzzy controller, and the results obtained in relation to the criteria of comfort energy efficiency.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27952
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