Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Moisés Lemuel-
dc.date.accessioned2022-04-11T21:46:37Z-
dc.date.available2022-04-11T21:46:37Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.citationFERREIRA, Moisés Lemuel. Proposta conceitual de jogo de cartas para crianças: o design auxiliando no desenvolvimento lógico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27962-
dc.description.abstractThe playfulness used in learning has been studied since ancient Greece. What can be confirmed is that human beings learn in all possible ways, but childhood is where games are essential to improve child cognition. This project aims to understand and playfully apply concepts of mathematics and biology in a card game for children aged 6 to 10 years. A bibliographical research was carried out on playful teaching and the relationship between children and mathematics, on games that involve the theme and their objectives in relation to teaching. For the concepts to be explored in the rules of the game, information was sought in the curricular matrices of Elementary School I in Curitiba regarding mathematics and science with a focus on biology. For the game system, a bibliographical research on the subject was also necessary, where the main criteria to analyze in similar games and adapt in the proposal were established. From then onwards, the rules, dynamics and visual alternatives are structured. Simulations were carried out in design software and online board games, due to the impossibility of testing with the target audience. In the end, the Mirim card game system was developed, which could be a playful alternative to stimulate the learning of concepts of math and biology. We glimpse the possibility of new themes with other disciplines and mathematical equations that involve logic and more complex operations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectCartas de jogarpt_BR
dc.subjectCrianças - Jogospt_BR
dc.subjectMatemática - Jogospt_BR
dc.subjectBiologia - Jogospt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectPlaying cardspt_BR
dc.subjectChildren - Gamespt_BR
dc.subjectMathematics - Gamespt_BR
dc.subjectBiology - Gamespt_BR
dc.titleProposta conceitual de jogo de cartas para crianças: o design auxiliando no desenvolvimento lógicopt_BR
dc.title.alternativeConceptual proposal for a card game for children: design helping the logical developmentpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO lúdico empregado na aprendizagem tem sido estudado desde a Grécia antiga. O que se pode confirmar é que o ser humano aprende de todas as formas possíveis, mas na infância é onde as brincadeiras são essenciais para o aprimoramento da cognição infantil. Este projeto tem como finalidade entender e aplicar de forma lúdica conceitos de matemática e biologia em um jogo de cartas para crianças de 6 a 10 anos. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o lúdico no ensino e a relação do público infantil com a matemática, sobre os jogos que envolvem a temática e seus objetivos em relação ao ensino. Para os conceitos a serem explorados nas regras do jogo buscaram-se informações nas matrizes curriculares do Ensino Fundamental I de Curitiba no tocante à matemática e às ciências com foco na biologia. Para o sistema de jogo, também foi necessária uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, onde se estabeleceu os principais critérios para analisar em jogos similares e adaptar na proposta. A partir de então, estruturam-se às regras, dinâmicas e alternativas visuais. Realizaram-se simulações em softwares de design e jogos de tabuleiro online, devido à impossibilidade de testes com o público-alvo final, desenvolveu-se o sistema do jogo de cartas Mirim, que poderá ser uma alternativa lúdica para estimular a aprendizagem de conceitos de matemática e biologia. Vislumbra-se a possibilidade de novas temáticas com outras disciplinas e equações matemáticas que envolvam lógica e operações mais complexas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier-
dc.contributor.referee1Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier-
dc.contributor.referee2Lucca, André de Souza-
dc.contributor.referee3Graça, Rodrigo André da Costa-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogocriancasdesenvolvimentológico.pdf4,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons