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dc.creatorAmaral, Jacqueline Fernanda Jirardi do-
dc.date.accessioned2022-04-13T18:47:36Z-
dc.date.available2022-04-13T18:47:36Z-
dc.date.issued2021-05-14-
dc.identifier.citationAMARAL, Jacqueline Fernanda Jirardi do. Prática de atividades físicas em estudantes de educação física em períodos de distanciamento social. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28018-
dc.description.abstractSocial detachment as a preventive measure against the COVID-19 pandemic resulted in behavioral changes in society. The practice of physical activities acts positively in improving the immune response, being a preventive measure against the SARS-COV- 2 virus. The aim of the study was to analyze how changes in the practice of physical activities in Physical Education students during the period of social withdrawal. It is characterized as a descriptive case study with cross-sectional design. Physical education university students from a public university participated in the study (n = 34). The practice of physical activities was assessed before and during the period of social distance using a questionnaire developed for this form using other instruments used in research. Information was raised such as satisfaction with weight, food, use of alcoholic beverages, social support from family and friends and as the main activities carried out in times of social distance. The data are as averages, deviations, absolute and relative frequencies, medians and amplitudes according to the distribution of each variable. The prevalence of physical activity before and after was tested by Chi-square test, adopting a significance level of 5%. Statistical analyzes were performed using the SPSS statistical program, version 25.0. The results obtained that university students sufficiently active before the implementation of the period of social detachment, remain active during the period of social contingency. Still, there were no significant differences between the sexes when comparing the prevalence of physical activity and the students’ physical activity level compared between periods. This evidence can positively contribute to future functions related to the period of social detachment by the pandemic of COVID-19, helping in the analysis and evaluation of the changes caused in society’s routine, especially that of university students of physical education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectExercícios físicospt_BR
dc.subjectCOVID-19 (Doença)pt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectDistância socialpt_BR
dc.subjectExercisept_BR
dc.subjectCOVID-19 (Disease)pt_BR
dc.subjectPhysical education and trainingpt_BR
dc.subjectCollege studentspt_BR
dc.subjectSocial distancept_BR
dc.titlePrática de atividades físicas em estudantes de educação física em períodos de distanciamento socialpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO distanciamento social como medida de prevenção contra a pandemia de COVID- 19, resultou em modificações comportamentais da sociedade. A prática de atividades físicas atua positivamente na melhora da resposta imunológica, sendo uma medida preventiva contra o vírus SARS-COV-2. O objetivo deste estudo foi analisar as modificações na prática de atividades físicas em estudantes de Educação Física durante o período de distanciamento social. Caracteriza-se como um estudo de caso descritivo com delineamento transversal. Participaram do estudo, estudantes universitários de educação física de uma universidade pública (n=34). A prática de atividades físicas foi avaliada antes e durante o período de distanciamento social utilizando um questionário desenvolvido para essa finalidade a partir de outros instrumentos utilizados em pesquisa. Foram levantadas informações como satisfação com o peso, alimentação, uso de bebidas alcoólicas, suporte social da família e dos amigos e as principais atividades realizadas em tempos de distanciamento social. Os dados são apresentados como médias, desvios, frequências absolutas e relativas, medianas e amplitudes de acordo com a distribuição de cada variável. A prevalência da prática de atividades físicas antes e depois foi testada pelo teste do Chi-quadrado adotando o nível de significância de 5%. As análises estatísticas foram efetuadas no programa estatístico SPSS, versão 21.0. Os resultados sugerem que os estudantes universitários suficientemente ativos antes da implantação do período de distanciamento social, se mantiveram suficientemente ativos durante este período. Ainda, não houve diferenças significativas entre os sexos quando comparado a prevalência da prática de atividades físicas e o nível de atividade física dos alunos na verificação entre os períodos. Essas evidências podem contribuir positivamente em discussões futuras relacionadas ao período de distanciamento social causado pela pandemia de COVID-19, auxiliando na análise e avaliação das modificações provocadas na rotina da sociedade, sobretudo a dos estudantes universitários de educação física.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Añez, Ciro Romelio Rodriguez-
dc.contributor.referee1Añez, Ciro Romelio Rodriguez-
dc.contributor.referee2Camargo, Edino Maria de-
dc.contributor.referee3Suga, Alessandra Cardozo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
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