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Título: Alterações na aparência e prática de atividade física em universitárias durante o distanciamento social em meio a pandemia COVID-19
Título(s) alternativo(s): Changes in the appearance and practice of physical activity in university universities during social distancement among pandemic COVID-19
Autor(es): Souza, Sillaine Damaris Bueno de
Orientador(es): Stein, Angelica Miki
Palavras-chave: COVID-19 (Doença)
Mulheres
Exercícios físicos
Estética - Aspectos psicológicos
COVID-19 (Disease)
Women
Exercise
Aesthetics - Psychological aspects
Data do documento: 22-Abr-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, Sillaine Damaris Bueno de. Alterações na aparência e prática de atividade física em universitárias durante o distanciamento social em meio a pandemia COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Em função da pandemia provocada pelo vírus SARS-COV-2, e a falta de tratamentos efetivos, bem como a baixa taxa de vacinação até 2021, tem sido adotado o distanciamento social como método de prevenção. Transtornos psicológicos, alimentares e diminuição da prática de atividade física são potenciais fatores que afetam a percepção da aparência física durante este período. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo analisar a aparência e a prática de atividade física durante o período de distanciamento social do COVID- 19 em universitárias. Participaram do estudo 294 mulheres, com média de idade de 21,89 ± 4,83 anos, que responderam um questionário online, onde indicavam a frequência na prática de atividade física, assim como, a presença de mudanças na aparência. Para a análise estatística, foi utilizado o software SPSS 25.0. Alterações na aparência foram descritas por meio de média, desvio padrão e frequências. A partir da frequência para prática de atividade física, foram identificados dois grupos: 1) “Ativas” para àquelas que responderam praticar atividade física de 1 – 7 vezes/ semana; 2) “Inativas” para àquelas que responderam praticar nenhuma vez/ semana. Para modificações na aparência e atividade física, foi realizada uma análise categórica a partir do teste Qui-quadrado, seguido de teste Z, comparando os grupos de “Inativas” e “Ativas”. Os resultados apontaram que, de forma geral, as participantes relataram mudanças negativas. Quando separadas por grupos de ‘’Ativas’’ e `’Inativas’’, no grupo de “Ativas”, 95% das estudantes relataram mudanças positivas, enquanto no grupo das `’Inativas”, apenas 5% relataram a mesma percepção. Portanto, o período de distanciamento social provocou mudanças negativas na percepção da aparência e, por outro lado, ser ativa pôde contribuir, quase que exclusivamente, para mudanças positivas.
Abstract: Due to the pandemic caused by the SARS-VOC-2 virus, and the lack of effective treatments, as well as the vaccination rate by 2021, social detachment has been adopted as a method of prevention. Psychological and eating disorders and decreased physical activity are potential factors that affect the perception of physical appearance during this period. Thus, the present study aimed to analyze the appearance and practice of physical activity during the social withdrawal period of COVID-19 in university students. The study included 294 women, with a mean age of 21.89 ± 4.83 years, who answered an online questionnaire, where they indicated the frequency of physical activity, as well as the presence of changes in appearance. For statistical analysis, the SPSS 25.0 software was used. Changes in appearance were described by means, standard deviation and frequencies. From the frequency of physical activity, two groups were identified: 1) “Active” for those who responded to physical activity 1 – 7 times / week; 2) “Inactive” for those who responded to practice no time / week. For changes in appearance and physical activity, a categorical analysis was performed using the Chi-square test, followed by the Z test, comparing the groups of “Inactive” and “Active”. The results showed that, in general, the participants reported negative changes. When separated by groups of ‘’ Active ‘’ and ‘’Inactive’’, in the “Active” group, 95% of students reported positive changes, while in the “Inactive” group, only 5% reported the same perception. Therefore, the period of social detachment caused negative changes in the perception of appearance and, on the other hand, being active could contribute, almost exclusively, to positive changes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28023
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