Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2812
Título: | As engrenagens de Manhattan: utilizando Watchmen para o ensino de física com enfoque CTS |
Título(s) alternativo(s): | Manhattan's gears: using Watchmen to teach physics with an enphasis on STS |
Autor(es): | Fernandes, Fábio Clavisso |
Orientador(es): | Miquelin, Awdry Feisser |
Palavras-chave: | Histórias em quadrinhos Radioatividade Física - Estudo e ensino Ciência - Aspectos sociais Tecnologia - Aspectos sociais Comic books, strips, etc. Radioactivity Physics - Study and teaching Science - Social aspects Technology - Social aspects |
Data do documento: | 20-Out-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | FERNANDES, Fábio Clavisso. As engrenagens de Manhattan: utilizando Watchmen para o ensino de física com enfoque CTS. 2017. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. |
Resumo: | Esta pesquisa utiliza as histórias em quadrinhos das séries “Watchmen” e “Before Watchmen - Dr. Manhattan” como base para ensinar física com enfoque CTS, levando em consideração a interdisciplinaridade da linguagem da arte sequencial. As revistas selecionadas inter-relacionam conteúdos referentes a física, história, sociologia, filosofia e arte em uma narrativa que gira em torno da física atômica, fazendo assim com que possam ser utilizadas como ferramenta para fazer um primeiro contato entre alunos e conteúdo e assim aumentar o engajamento. Esta pesquisa objetiva buscar informações para a elaboração de um material didático na forma de histórias em quadrinhos para o ensino de física, para isso utiliza-se de textos de diversos autores como Kakalios e Will Eisner, além de questionários e da matriz dialógica problematizadora. |
Abstract: | This research uses the comics from the series “Watchmen” and “Before Watchmen Dr. Manhattan” as a base to teach physics with and enphasis on STS, considering the interdisciplinarity of the sequential arts, which on the selected comics interrelates subjects referring to physics, history, sociology, philosophy and art in a narrative that revolves around atomic physics, making it possible to use it as a tool for a first contact between the students and the subject as a way to increase the students engagement when studying physics with an enphasis on STS, specially on subjects concerning modern physcis. This research presents an history of the uses of comic books in teaching, historic reports concerning the dangers that a lack of information and the scarcity of a education focused on STS can cause when populations interact with radioactive technological artifacts. |
Descrição: | Acompanha: Entendendo a radioatividade com a ajuda do Watchmen |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2812 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_PPGECT_M_Fernandes, Fábio Clavisso_2017.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PG_PPGECT_M_Fernandes, Fábio Clavisso_2017_1.pdf | 6,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.