Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28362
Título: Sistema gerenciador de agendamento de serviços: um estudo de caso em salão de beleza
Autor(es): Nakagawa, Jorge Mitsumassa
Orientador(es): Lopes, Fabrício Martins
Palavras-chave: Agendas
Desenvolvimento ágil de software
UML (Computação)
Notebooks
Agile software development
UML (Computer science)
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: NAKAGAWA, Jorge Mitsumassa. Sistema gerenciador de agendamento de serviços: um estudo de caso de salão de beleza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2014.
Resumo: O crescimento da área de beleza e o aumento expressivo do número de salões existentes no mercado fez com que oferecer um serviço diferenciado fosse necessário para atrair e manter clientes como uma vantagem competitiva em relação a outros salões. Com a agitação do dia a dia, o tempo livre está cada vez mais escasso, fazendo com que as pessoas procurem a praticidade e comodidade para realizar o agendamento. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema gerenciador de agendamento de serviços. O objetivo é oferecer uma solução web e mobile para o agendamento de serviços em um salão de beleza, aplicando a metodologia ágil para focar na real necessidade do cliente e a utilização dos diagramas da Unifield Modeling Language (UML) para o melhor entendimento do requisito. A codificação foi realizada na linguagem Ruby, conjuntamente com o framework Rails e Android para o desenvolvimento do aplicativo mobile. Para o armazenamento de dados foi utilizado o Active Record como mapeardor de objeto relacional sobre o Sistema gerenciador de banco de dados PostgreSQL.
Abstract: The growth of the beauty area, and the significant increase in the number of existing salons on the market, made to offer a differentiated service was necessary to attract and retain customers as a competitive advantage compared to other salons. With the hustle of daily free time is increasingly scarce, causing people to seek the practicality and convenience to make an appointment. This work presents the development of system manager scheduling service. The objective is to provide a mobile and web solution for scheduling services in a salon applying agile methodology to focus on real customer need and use case of diagrams Unifield Modeling Language (UML) for better understanding of requirement. Coding was carried out in the Ruby language with the Rails framework and Android for mobile application development. The datastore Active Record is used as object relational mapping on the system manager PostgreSQL database.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28362
Aparece nas coleções:CP - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COADS_2014_1_13.pdf2,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.