Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarcelino, Ayumi Tamaki-
dc.date.accessioned2022-05-16T23:43:53Z-
dc.date.available2022-05-16T23:43:53Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.citationMARCELINO, Ayumi Tamaki. Matrizes e operações através da resolução de problemas: uma sequência didática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28531-
dc.description.abstractThis work aimed to build a didactic sequence about the content of matrices for High School using the Problem Solving methodology, to collaborate in the teaching learning of Mathematics, as well as to provide guidance to teachers. For this, a historical survey, a bibliographical review on matrices and a presentation of the concepts of matrices and their operations were made, discussed in the didactic sequence. This is qualitative research. For the construction of the sequence, the following procedures were performed: the exploration of the concept of matrix and its operations from the analysis of three textbooks and, later, the selection of 5 problems involving the concept of matrix and the operations of addition, subtraction and matrix multiplication. From them, possible resolutions were presented and referrals were made to the teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSolução de problemaspt_BR
dc.subjectMatrizes (Matemática)pt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subjectMatricespt_BR
dc.titleMatrizes e operações através da resolução de problemas: uma sequência didáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo construir uma sequência didática sobre o conteúdo de matrizes para o Ensino Médio utilizando a metodologia Resolução de Problemas, para colaborar no ensino-aprendizagem de Matemática, bem como fornecer orientações aos professores. Para isso, foram feitos um levantamento histórico, uma revisão bibliográfica sobre matrizes e uma apresentação dos conceitos de matrizes e suas operações, abordados na sequência didática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Para a construção da sequência foram realizados os seguintes procedimentos: a exploração do conceito de matriz e de suas operações a partir da análise de três livros didáticos e, posteriormente, a seleção de 5 problemas envolvendo o conceito de matriz e as operações de adição, subtração e multiplicação de matrizes. A partir deles foram apresentadas possíveis resoluções e realizados encaminhamentos aos professores.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Justulin, Andresa Maria-
dc.contributor.referee1Justulin, Andresa Maria-
dc.contributor.referee2Mendes, Marcele Tavares-
dc.contributor.referee3Dalto, Jader Otávio-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2021_2_03.pdf653,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.