Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28535
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPulcinelli, Maria Carolina Gomes-
dc.date.accessioned2022-05-16T23:50:17Z-
dc.date.available2022-05-16T23:50:17Z-
dc.date.issued2021-11-24-
dc.identifier.citationPULCINELLI, Maria Carolina Gomes. Formação continuada na escola (2010 a 2021). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28535-
dc.description.abstractThe objective of this work was the documental analysis on teacher education from 2010 to 2021. The initial question was “Where and how does continuing education take place? Is there continuous training aimed only at teachers who teach the subject of mathematics?”. Thus, the database used was the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. For a better foundation, the research begins by addressing initial training, continuing education and its challenges, and soon after, the document analysis is carried out. There were seven (7) works analyzed from 2010 to 2014 and six (6) works from 2015 to 2021. The established chronological order was due to the fact that before 2015, there were other National Curriculum Guidelines and as of 2015, the Opinion and Resolution 02/2015 will then be valid.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCrianças - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectChild rearingpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleFormação continuada na escola (2010 a 2021)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi a análise documental sobre a formação continuada docente na escola no período de 2010 a 2021. A base de dados utilizada, foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Inicia-se abordando sobre a formação inicial, formação continuada e seus desafios, e logo após, a análise documental é realizada. Foram sete trabalhos analisados no período de 2010 a 2014 e seis trabalhos no período de 2015 a 2021. Como resultados, os cursos ofertados nem sempre atendem as demandas dos professores. Nota-se que ainda é preciso mais formações que vão de encontro com os problemas encontrados em sala de aula. No entanto, é de extrema importância cursos de formação continuada para professores que lecionam a disciplina de Matemática, pois, dentre todos os trabalhos analisados nesta pesquisa, nenhum foi direcionado a esses docentes.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.referee1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.referee2Silva, Armando Paulo da-
dc.contributor.referee3Fontanini, Maria Lúcia de Carvalho-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2021_2_07.pdf445,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.