Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28648
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, André Souza dos-
dc.date.accessioned2022-05-24T21:07:07Z-
dc.date.available2022-05-24T21:07:07Z-
dc.date.issued2021-05-18-
dc.identifier.citationSANTOS, André Souza dos. História oral e histórias em quadrinhos: contribuições do design gráfico e do conceito de texto multimodal na produção de um recurso educacional aberto. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28648-
dc.description.abstractComic books can be a powerful tool in the process of teaching and learning history. As multimodal texts par excellence, when articulating different semiotic modes, they can contribute to the articulation of historical concepts related to temporality. This work aimed to develop an open educational resource (OER) for the teaching of History in Elementary School – Early Years based on the language of comics, the methodology of Oral History and concepts in the areas of Historical Education and Social Semiotics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectRecursos Educacionais Abertospt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectOpen educational resourcespt_BR
dc.subjectHistory - Study and teachingpt_BR
dc.subjectComic books, strips, etcpt_BR
dc.titleHistória oral e histórias em quadrinhos: contribuições do design gráfico e do conceito de texto multimodal na produção de um recurso educacional abertopt_BR
dc.title.alternativeOral history and comics: contributions of graphic design and the concept of multimodal text in the production of an open educational resourcept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs histórias em quadrinhos podem ser um poderoso instrumento no processo de ensino e aprendizagem de História. Como textos multimodais por excelência, ao articularem diferentes modos semióticos podem trazer contribuições na articulação de conceitos históricos relacionados à temporalidade. Este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de um recurso educacional aberto (REA) para o ensino de História no Ensino Fundamental – Anos Iniciais baseado na linguagem dos quadrinhos, na metodologia da História Oral e em conceitos das áreas da Educação Histórica e da Semiótica Social.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Claudia Bordin Rodrigues da-
dc.contributor.referee1Silva, Claudia Bordin Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Silva, Luciano Henrique Ferreira da-
dc.contributor.referee3Sarro, Ed Marcos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
designgraficorecursoeducacional.pdf65,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons