Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28650
Título: LibreKids: educação para o design a partir dos recursos educacionais abertos
Título(s) alternativo(s): LibreKids: design education from open educational resource
Autor(es): Grande, Ivana Cristina
Orientador(es): Silva, Claudia Bordin Rodrigues da
Palavras-chave: Desenho (Projetos)
Recursos Educacionais Abertos
Educação
Editoração
Design
Open educational resources
Education
Editing
Data do documento: 17-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GRANDE, Ivana Cristina. LibreKids: educação para o design a partir dos recursos educacionais abertos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Levando em consideração o desenvolvimento infantil, o atual contexto da educação no país e do papel que o design pode exercer como ferramenta de ensino, propõe-se a produção de recursos educacionais abertos de apoio ao ensino de conceitos de design para crianças, mediados pelas tecnologias da informação e da comunicação. Para tal projeto, foi realizada pesquisa acerca do desenvolvimento da criança, em recorte a fase escolar de Ensino Fundamental 1, a partir de teorias educacionais contemporâneas sobre e o uso aplicado de um modelo pedagógico denominado EdaDe (Educação através do Design), criado pelo educador e designer Antônio Martiniano Fontoura. Percebeu-se que o design, quando utilizado em atividades escolares, pode auxiliar no desenvolvimento das capacidades ativas (fazer, acessar), reflexivas (pensar em ações do passado, futuro) e criativas (imaginar, criar) das crianças. Tais conceitos foram utilizados para a criação de materiais digitais, que objetivam o apoio a professores e estudantes para o ensino e facilitação no acesso e no aprendizado de softwares digitais de editoração gráfica, em específico, com o uso de software livre e princípios da educação aberta.
Abstract: Considering child development, the current context of education in the country and the role that design can play as a teaching tool, it is proposed to produce open educational resources to support the teaching of design concepts for children, mediated by information and communication technology. For such a project, research was carried out on the development of the child, in an outline of the school phase of Elementary Education 1, based on contemporary educational theories about and the applied use of a pedagogical model called EdaDe (Education through Design), created by Antônio Fontoura. It was noticed that design, when used in school activities, can help in the development of active (do, access), reflexive (think about past, future) and creative (imagine, create) skills of children. Such concepts were used for the creation of digital materials, which aim to support teachers and students for teaching and facilitating access and learning of digital graphics publishing software with the use of free software and principles of open education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28650
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaodesignrecursosabertos.pdf7,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons