Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28659
Título: Amanhecer: sistema de despertador conectado à internet, com aplicativo de configuração e simulação de nascer do sol
Título(s) alternativo(s): Amanhecer: Internet connected and application powered alarm clock system that simulates dawn
Autor(es): Coelho Neto, Adil de Oliveira
Bongiolo, Daniel Grazziotin
Orientador(es): Faria, Rubens Alexandre de
Palavras-chave: Cliente/servidor (Computadores)
Aplicações Web
Software - Desenvolvimento
C (Linguagem de programação de computador)
Circuitos eletrônicos - Projetos
Client/Server computing
Web applications
Computer software - Development
C (Computer program language)
Electronic circuit design
Data do documento: 18-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BONGIOLO, Daniel Grazziotin; COELHO NETO, Adil de Oliveira. Amanhecer: sistema de despertador conectado à internet, com aplicativo de configuração e simulação de nascer do Sol. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: A vida corrida de algumas pessoas leva à diminuição da qualidade do sono. Isso causa alguns problemas como sonolência, humor instável e baixa produtividade. Segundo estudos, como o de Virginie Gabel et al, acordar exposto a um sistema de iluminação que simule o nascer do sol pode diminuir esses efeitos. Dado isso, o projeto visa a elaboração de um despertador constituído um sistema de iluminação e um sistema de som, cujo objetivo é realizar a simulação de uma iluminação de um amanhecer natural para o usuário antes e no momento do despertar. O sistema, como um todo, foi implementado através de um system-on-a-chip ESP32. Com a sua framework oficial, a ESP-IDF, foi desenvolvido o back-end, que utiliza a linguagem de programação C e sistema operacional FreeRTOS. Para o usuário poder programar horários de despertar ao longo da semana, foi desenvolvida uma aplicação web utilizando o framework Angular, a qual possui o TypeScript como linguagem de programação nativa. Tudo está inserido em uma caixa de madeira com saída difusa para a luz. A iluminação exigiu uma calibração das cores para corrigir o balanço de luminosidade dos LEDs. O despertador implementado reproduz som, ilumina o ambiente com as cores e tempos definidos e permite a configuração. Detalhes como a qualidade do som e aquecimento são pontos de possível melhoria futura.
Abstract: People’s busy life can cause lower sleep quality and this brings issues such as sleepiness, unstable mood and low productivity. According to some studies like Virginie Gabel’s, exposing an individual to a dawn simulating device can mitigate these effects. Based on it, the project aims to develop an alarm clock made out of a lighting system and a sound system, whose goals are to aid the wake up time with a dawn-simulating light. The systems is built upon the system-on-a-chip ESP32. With its official framework, ESP-IDF, the back-end was developed using the C language and FreeRTOS as an operating system. For setting times, configuring lighting and selecting musics, a web application was developed using the Angular framework, which uses TypeScript as native programming language. All of this is cased in a wood box with a diffuse opening for the light. The lighting scheme demanded calibration for balancing the LEDs color luminosities. The alarm clock reproduces sound, lights up the environment with the set colors and allows for configuration. The sound quality and heat of the system are future improvement points.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28659
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sistemadespertadorconectadointernet.pdf.pdf
  Disponível a partir de 2023-11-18
2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.