Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28788
Título: Aprendizagem de forma interdisciplinar de física e matemática através da construção de protótipos
Título(s) alternativo(s): Learning in an interdisciplinary physics and mathematics form through prototype construction
Autor(es): Felipe, Tiago José
Orientador(es): Blanco, Daniel Rodrigues
Palavras-chave: Construtivismo (Educação)
Matemática - Estudo e ensino
Física - Experiências
Constructivism (Education)
Mathematics - Study and teaching
Physics - Experiments
Data do documento: 3-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FELIPE, Tiago José. Aprendizagem de forma interdisciplinar de física e matemática através da construção de protótipos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Durante as aulas de Física e de Matemática é notório que muitos alunos iniciam com uma concepção negativa do que estará por vir. Uma das maneiras de mudar essa visão é o docente demonstrar que a disciplina está presente em seu cotidiano. Este trabalho possibilitou demonstrara inserção da construção de um protótipo de uma casa e de uma ponte feita com palitos fazendo o papel de um objeto técnico tendo como o intuito de melhorar a visão dos alunos sobre o conceito de equilíbrio, estudado na disciplina de Física, e do conceito de área e volume, estudado na disciplina de Matemática. Conclui desta maneira que projetos interdisciplinares contribuem para uma aprendizagem significativa no ensino de Ciências.
Abstract: During the Physics and Mathematics classes it is notorious that many students start with a negative conception of what is to come. One of the ways to change this view is for the teacher to demonstrate that the discipline is present in their daily life. This work made it possible to demonstrate the insertion of the construction of a prototype of a house and of a bridge made with sticks playing the role of a technical object with the intention of improving the students' view of the concept of balance, studied in the discipline of Physics, and the concept of area and volume, studied in the discipline of Mathematics. It concludes that interdisciplinary projects contribute to significant learning in science teaching.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28788
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aprendizageminterdisciplinarfisicamatematica.pdf744,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.