Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28797
Título: Educação ambiental crítica na formação inicial e continuada de professores: um mapeamento sistemático de literatura
Título(s) alternativo(s): Critical environmental education in the initial and continuing training of teachers: a systematic literature mapping
Autor(es): Cruz, Ynaiara Kristhine Stopa da
Orientador(es): Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos
Palavras-chave: Educação ambiental
Literatura - Estudo e ensino
Professores - Formação
Environmental education
Literature - Study and teaching
Teachers, Training of
Data do documento: 3-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CRUZ, Ynaiara Kristhine Stopa da. Educação ambiental crítica na formação inicial e continuada de professores: um mapeamento sistemático de literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma revisão sistemática de literatura (RSL) que teve como objetivo investigar de que forma a Educação Ambiental Crítica está sendo abordada na formação inicial e continuada de professores. A investigação foi realizada por meio de trabalhos publicados nos seguintes bancos de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação e Ciências e Tecnologia, Banco de Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior –CAPES e nas revistas qualificadas na área de Ensino em A1, A2 e B1 entre 2000 e 2018. Como resultados dos 7.460 trabalhos analisados, somente 16 abordavam a temática de formação de professores a cerca da Educação Ambiental Crítica com intuído de refletir sobre os aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais acerca da temática. Portanto os resultados evidenciam a carência nas publicações a respeito da Educação Ambiental Crítica na formação inicial e continuada de professores.
Abstract: This paper presents the results of a systematic literature review (RSL) that aimed to investigate how Critical Environmental Education is being addressed in initial and continuing teacher education. The research was carried out through works published in the following databases: Digital Library of Theses and Dissertations of the Brazilian Institute of Information and Science and Technology, Bank of Theses and dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel ­CAPES and in the journals in the area of Teachingin A1,A2 and B1 between 2000 and 2018. As a result of the 7.460 studies analyzed, only 16 addressed the theme of teacher education about Critical Environmental Education with the intuition to reflect on the political, economic, social and environmental aspects of the theme.Therefore,the results show the lack in the publications about Critical Environmental Education in the initial and continuous formation of teachers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28797
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoambientalcriticaprofessores.pdf327,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.