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Título: Reestruturação curricular e permanência na universidade: análise de um curso de licenciatura em química na perspectiva de estudantes matriculados
Título(s) alternativo(s): Curriculum restructuring and permanence at the university: analysis of a licensing course in chemistry from the perspective of enrolled students
Autor(es): Ferreira, Andrea Rocha
Orientador(es): Deimling, Natalia Neves Macedo
Palavras-chave: Ensino superior
Currículos - Mudança
Evasão universitária
Education, Higher
Curriculum change
College dropouts
Data do documento: 10-Fev-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: FERREIRA, Andrea Rocha. Reestruturação curricular e permanência na universidade: análise de um curso de licenciatura em química na perspectiva de estudantes matriculados. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
Resumo: No âmbito da formação de professores, os cursos de Licenciatura em Química têm apresentado, ao longo de vários anos no Brasil, altíssimos índices de evasão. Sendo a evasão um problema estrutural e complexo, o qual envolve múltiplas variáveis sociais, a questão do currículo desses cursos tem sido um fator relevante para análise, dado que a história das políticas de formação também evidencia um descaso com sua qualidade. Nesse sentido, torna-se necessária a análise da relação entre a questão curricular enquanto um fator que possibilite a permanência desses alunos nos cursos de licenciatura, o que implica também na busca por uma formação docente de qualidade. Considerando esses aspectos, o presente trabalho teve como objetivo analisar e discutir as contribuições e limitações do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Campo Mourão, na perspectiva dos acadêmicos regularmente matriculados, para a permanência dos estudantes no curso, especialmente a partir da reformulação de sua matriz curricular em atendimento à Resolução N. 02/2015. Para o alcance do objetivo proposto, foi desenvolvido um estudo de abordagem qualitativa, cujos dados foram construídos a partir de um questionário disponibilizado virtualmente via formulários do Google®. Ao todo, 33 dentre os 154 estudantes matriculados no ano de 2020 participaram da pesquisa. Para a organização, análise e discussão dos resultados, foram utilizadas as técnicas de triangulação de dados e criação de categorias de análise. Os resultados indicam que a implementação das diretrizes curriculares de 2015 contribuíram para o aprimoramento do curso na visão desses estudantes, minimizando a evasão principalmente por conta da divisão de disciplinas que possibilitou que os alunos pudessem estudar os conteúdos com mais calma e profundidade. Entretanto, as limitações apontadas pelos estudantes se referem principalmente a metodologias de ensino que vão de encontro com os princípios das diretrizes de 2015, bem como a retirada de algumas disciplinas. Evidenciamos também que, apesar do trabalho se tratar especificamente da questão curricular, fatores tais como a desvalorização docente e as condições sociais dos estudantes não só permeiam como fazem parte do currículo, pois têm influenciado diretamente no desenvolvimento e na aprendizagem desses alunos no curso. Esperamos que essa pesquisa venha a contribuir para a compreensão das contribuições das diretrizes de 2015 para a formação docente, para o aperfeiçoamento do referido curso e para a ampliação das discussões a respeito da evasão em cursos de Licenciatura em Química.
Abstract: In the context of teacher training, Chemistry Licentiate courses have shown, over several years in Brazil, very high dropout rates. Since dropout is a structural and complex problem, which involves multiple social variables, the issue of the curriculum of these courses has been a relevant factor for analysis, given that the history of training policies also shows a disregard for their quality. In this sense, it is necessary to analyze the relationship between the curricular issue as a factor that allows the permanence of these students in the mentioned courses, which also implies the search for quality teacher training. Considering these aspects, the present study aimed to analyze and discuss the contributions and limitations of the Degree in Chemistry at Federal Technological University of Paraná, Campo Mourão, from the perspective of regularly enrolled academics, for the permanence of students in the course, especially from the reformulation of its curriculum in compliance with Resolution N. 02/2015. In order to reach the proposed objective, a study with a qualitative approach was developed, whose data were constructed from a questionnaire made available virtually via Google® forms. In all, 33 of the 154 students enrolled in 2020 participated in the survey. For the organization, analysis and discussion of the results, we used the techniques of data triangulation and creation of analysis categories. The results indicate that the implementation of the 2015 curriculum guidelines contributed to the improvement of the course in the view of these students, minimizing dropout mainly due to the division of subjects that allowed students to study the contents more calmly and in depth. However, the limitations pointed out by the students refer mainly to teaching methodologies that go against the principles of the 2015 guidelines, as well as the withdrawal of some subjects. We also showed that, although the work deals specifically with the curricular issue, factors such as the devaluation of teachers and the social conditions of students not only permeate but are also part of the curriculum, as they have totally influenced the development of these students in the course. We hope that this research will contribute to the understanding of the contributions of the 2015 guidelines for teacher training, for the improvement of the mentioned course and for the expansion of discussions about dropout in Chemistry courses.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28924
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