Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28934
Título: O diálogo entre o ensino de ciências naturais e o processo de alfabetização matemática no primeiro ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The dialogue between the teaching of natural sciences and the process of mathematical literacy in the first year of elementary education
Autor(es): Silva, Viviane de Oliveira
Orientador(es): Pereira, Luciana Boemer Cesar
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Alfabetização matemática
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Science - Study and teaching
Numeracy
Interdisciplinary approach in education
Data do documento: 18-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: SILVA, Viviane de Oliveira. O diálogo entre o ensino de ciências naturais e o processo de alfabetização matemática no primeiro ano do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática a relação entre o ensino de Ciências Naturais e Alfabetização Matemática, objetivando compreender se há possibilidade de diálogo entre essas duas áreas do conhecimento no primeiro ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foram analisadas cinco salas de escolas públicas da rede municipal de São Paulo. Constatou-se a possibilidade desse diálogo por meio de entrevistas, análise documental e observações in loco, a partir das quais coletaram-se dados junto aos professores e alunos das turmas observadas. As informações obtidas foram analisadas a partir dos aspectos pedagógicos e do referencial teórico que aborda os conceitos de alfabetização matemática (BRASIL, 1997), (DANTE, 2010), (MACHADO, 2003); o ensino de ciências naturais nas séries iniciais do Ensino Fundamental I (POZO e CRESPO, 2009 (FRACALANZA, AMARAL e GOLVEIA, 1986) e Interdisciplinaridade (FAZENDA, 2011) dentre outros. Pretende-se a partir desta pesquisa contribuir para a formação de pedagogos e a melhoria das práticas dos professores do primeiro ano, além de proporcionar uma visão de diálogo entre os processos de Alfabetização Matemática e o ensino de Ciências Naturais numa perspectiva Interdisciplinar.
Abstract: This work had as the taught of Natural Science, Mathematics Literacy, aiming to undertand if there is possibility of dialogue between these two areas of knowledge in the first yar of Elementary School. For that, five public school rooms of the municipal network of São Paulo were analyzed. It was verified the possibility of this dialogue through interviews, documentary analysis andon-site observations, from which data were collected with the teachers and studentds of the classes observed. The informations was analyzed from the about pedagogic aspects and the theoretical reference that approach Mathematics Literacy knowledge, (BRASIL, 1997), (DANTE, 2010), (MACHADO, 2003); the teaching of Natural Sciences in the initial grades of Elementary School I (POZO e CRESPO, 2009), (FRACALANZA, AMARAL e GOLVEIA, 1986) and Interdisciplinary (FAZENDA, 2011) and others. This research intends to contribute to pedagogic studies and improvement of first grade teachers and show a new view of the dialogues among the process of literacy Mathematics e the Natural Science taught through an Interdisciplinary perspective.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28934
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_I_2017_56.pdf916,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.