Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29094
Título: Educação patrimonial por meio das tecnologias móveis na educação não formal: aplicativo Passeio Cultural - Ponta Grossa
Título(s) alternativo(s): Heritage education through mobile learning in non-formal education: application Passeio Cultural - Ponta Grossa
Autor(es): Scheid, Guilherme
Orientador(es): Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
Palavras-chave: Patrimônio cultural
Educação não-formal
Sistemas de comunicação móvel
Cultural property
Non-formal education
Mobile communication systems
Data do documento: 30-Set-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SCHEID, Guilherme. Educação patrimonial por meio das tecnologias móveis na educação não formal: aplicativo Passeio Cultural - Ponta Grossa. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: Atualmente a educação patrimonial é um campo de suma importância nos debates em torno da educação e do patrimônio cultural. Por esse motivo o campo deve estar preparado para enfrentar e ampliar algumas questões como campo de trabalho, reflexão e ação. A educação patrimonial passa a ter destaque no meio acadêmico apenas nas últimas décadas, e por ser um campo de pesquisa recente, é evidente a necessidade de discussão teórica acerca do tema. As reflexões em torno da educação patrimonial têm como foco permanente relação com a comunidade, sendo um agente participativo e fundamental na construção das concepções em torno do patrimônio cultural. Dessa maneira, a educação patrimonial passa a ser um campo complexo por proporcionar múltiplas estratégias educacionais em contextos culturais que vão além da educação formal como único agente educativo, possibilitando ligações entre esses espaços tradicionais de aprendizagem e as demais dimensões da vida das pessoas. Essa perspectiva que visa a educação patrimonial como processo, busca estabelecer novas relações entre o sujeito e seu patrimônio em toda sua diversidade. A educação não formal passa a ter um papel importante para a educação patrimonial, tendo como base na educação não formal elementos de (re)criação de concepções e interpretações sobre o mundo. Uma característica importante na educação não formal tem as práticas pedagógicas que visam a luta contra a desigualdade e hierarquias ou fortalecem a construção de laços de pertencimento para a construção da identidade cultural individual e coletiva. Para estabelecer essa relação utilizamos os dispositivos móveis, quando passa a ter enfoque pedagógico, dá origem a um modelo chamado mobile learning - m-learning. Esse modelo de educação tem o papel de fortalecer formas de interação e cooperação, visando fortalecer o aprendizado em múltiplos contextos que vão além dos contextos tradicionais. O m-learning aproxima o sujeito da realidade fornecendo novas condições de execução e viabilização de projetos pedagógicos na educação não formal. Nessa perspectiva, foi desenvolvido o aplicativo chamado “Passeio Cultural - Ponta Grossa” consiste em integrar os processos de valorização, reconhecimento e preservação do patrimônio cultual, reproduzindo informações audiovisuais a medida em que o usuário se aproxima de imóveis históricos que estavam em inventário na cidade de Ponta Grossa. Para validar o App foi utilizado o método Delphi, que consiste em obter opiniões de especialistas para aumentar a exatidão de parâmetros desconhecidos, e assim deduzir refinar e gerar resultados sobre um determinado tema. Os especialistas que participaram da pesquisa foram divididos em especialistas na área cultural - EC e especialistas na área tecnológica - ET, e participaram seis especialistas de cada área. A coleta de dados foi realizada em duas rodadas de perguntas e respostas, através de um questionário semiestruturado, na ferramenta ‘Google forms’. Para análise dos dados foi utilizado a análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a presente dissertação cumpre o objetivo de estabelecer relação entre a educação patrimonial a educação não formal e o m-learning.
Abstract: Currently, heritage education is an extremely important field in debates around education and cultural heritage. For this reason, the field must be prepared to face and expand issues such as the field of work, reflection and action. Heritage education has gained prominence in academia only in recent decades, and as it is a recent field of research, the need for theoretical discussion on the subject is evident. Currently, reflections on heritage education are permanently focused on the relationship with the community, being a participatory and fundamental agent in the construction of concepts around cultural heritage. In this way, heritage education becomes a complex field due to a multiple educational offer in cultural contexts that go beyond formal education as the only educational agent, enabling connections between these traditional learning spaces and other dimensions of people's lives. This perspective, which aims at heritage education as a process, seeks to establish new relationships between the subject and his heritage in all its diversity. Non-formal education starts to play an important role in heritage education, based on non-formal education elements of (re) creation of conceptions and interpretations about the world. An important feature in non-formal education is pedagogical practices that aim to fight inequality and hierarchies or strengthen the construction of bonds of belonging for the construction of individual and collective cultural identity. To establish this relationship of using mobile devices, when it starts to have a pedagogical focus, it gives rise to a model called mobile learning - m-learning. This education model has the role of strengthening forms of interaction and cooperation, aiming to strengthen learning in multiple contexts that go beyond traditional contexts. M-learning brings the subject closer to reality, providing new conditions for the execution and feasibility of pedagogical projects in non-formal education. From this perspective, the application called “Passeio Cultural - Ponta Grossa” was developed, which consists of integrating the processes of appreciation, recognition and preservation of cultural heritage, reproducing audiovisual information as the user approaches historic properties that were in inventory in the city of Ponta Grossa. To validate the App, the Delphi method was developed, which consists of obtaining expert opinions to increase the accuracy of unknown parameters, and thus deduce, refine and generate results on a given topic. The specialists who participated in the survey were divided into specialists in the cultural area - EC and specialists in the technological area - ET, and six specialists from each area participated. Data collection was carried out in two rounds of questions and answers, through a semi structured questionnaire, using the 'Google forms' tool. For data analysis, content analysis was used. The results showed that this dissertation fulfills the objective of establishing a relationship between heritage education, non-formal education and m-learning.
Descrição: Acompanha produção técnica: Apresentação do aplicativo Passeio Cultural - Ponta Grossa
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29094
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaopatrimonialmlearningeducacaonaoformal.pdf1,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
educacaopatrimonialmlearningeeducacaonaoformal_produto.pdf4,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons