Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29180
Título: Um país em devir-Angola e seus narradores: a criança e o animal em Bom Dia Camaradas, de Ondjaki, e o Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa
Título(s) alternativo(s): A country in becoming-Angola and its narrators: the child and the animal in Good Morning Comrades, by Ondjaki, and The Book of Chameleons, by José Eduardo Agualusa
Autor(es): Azevedo, Vitória Albino Mendonça Bernardes de
Orientador(es): Nascimento, Naira de Almeida
Palavras-chave: Devir (Filosofia)
Literatura angolana
Pós-colonialismo
Narrativa (Retórica)
Crianças na literatura
Becoming (Philosophy)
Angolan literature (Portuguese)
Postcolonialism
Narration (Rhetoric)
Children in literature
Data do documento: 8-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: AZEVEDO, Vitória Albino Mendonça Bernardes de. Um país em devir-Angola e seus narradores: a criança e o animal em Bom Dia Camaradas, de Ondjaki, e o Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Bom dia Camaradas (2001), do autor Ondjaki, e O Vendedor de Passados (2004), de José Eduardo Agualusa, são livros que apresentam narrativas ocorridas no período pós-colonial em Angola, mais especificamente na cidade de Luanda. Enquanto o primeiro romance é narrado por um herói-criança, ainda em fase de amadurecimento e que não vivenciou o período colonialista no país, o segundo enredo se desenrola por meio do olhar de uma osga, animal recluso que observa cada acontecimento sob uma perspectiva privilegiada, mesclando os fatos do presente ao seu passado humano. Assim, o leitor é convidado a compreender o ponto de vista dos narradores em ambas as obras, acompanhando esses olhares em devir diante de um país em transformação. Em vista disso, a presente pesquisa tem por objetivo principal a análise da função desses narradores nos romances selecionados, abordando concepções históricas que embasem teoricamente essas escolhas dos autores e adotando-se do conceito de devir, desenvolvido por Deleuze e Guattari (1995; 1996; 1997 [1980]), para relacionar elementos narrativos e desenvolver as temáticas propostas. Para compor a discussão das obras, foram utilizados, essencialmente, os pressupostos de Deleuze e Guattari (1977), Deleuze e Parnet (1998 [1977]), Deleuze (1997), Garuba (2003), Machado (2009), Paradiso (2015; 2020) e Viveiros de Castro (1996; 2002). No que tange ao levantamento historiográfico, tem-se como aporte teórico principal Heintze (2007), Wheeler e Pélissier (2016), e a grandiosa coleção História Geral da África, distribuída e publicada no Brasil por UNESCO (2010). Com relação à metodologia que conduz o trabalho, tem-se o caráter qualitativo da pesquisa, de cunho bibliográfico. Como resultado, observa-se a análise de narradores desterritorializados, que manifestam seus devires criança e animal, conectando-se ao espaço literário – também em processo de devir – e a outros personagens, através de suas posições de observação do enredo.
Abstract: Good Morning Comrades (2001), by Ondjaki, and The Book of Chameleons (2004), by José Eduardo Agualusa, are books that present narratives that take place in the post-colonial period in Angola, more specifically in the city of Luanda. While the first novel is narrated by a child-hero, still maturing and who did not experience the colonialist period in the country, the second storyline unfolds through the eyes of a gecko, a reclusive animal that observes each event from a privileged perspective, merging the facts of the present with its human past. Thus, the reader is invited to understand the point of view of the narrators in both works, following these becoming visions of a country in transformation. Therefore, the main purpose of this research is to analyze the function of these narrators in the selected novels, approaching historical conceptions that theoretically ground these authors’ choices and adopting the concept of becoming, developed by Deleuze and Guattari (1995; 1996; 1997 [1980]), to relate narrative elements and develop the proposed themes. To compose the discussion of the works, the assumptions of Deleuze and Guattari (1977), Deleuze and Parnet (1998 [1977]), Deleuze (1997), Garuba (2003), Machado (2009), Paradiso (2015; 2020) and Viveiros de Castro (1996; 2002) were essentially considered. Regarding the historiographical survey, we have as main theoretical contribution Heintze (2007), Wheeler and Pélissier (2016), and the great collection General History of Africa, distributed and published in Brazil by UNESCO (2010). About the methodology that conducts the work, the research is qualitative and bibliographical in nature. As a result, it is observed the analysis of deterritorialized narrators, who manifest their child and animal becoming, connecting themselves to the literary space – also in a process of becoming – and to other characters, through their positions of observation of the plot.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29180
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
angolanarradorescriancaanimal.pdf924,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons