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dc.creatorPalha, Guilherme da Silva-
dc.date.accessioned2022-08-11T21:06:02Z-
dc.date.available2022-08-11T21:06:02Z-
dc.date.issued2022-06-03-
dc.identifier.citationPALHA, Guilherme da Silva. Serious games: uma abordagem conceitual da aprendizagem baseada em jogos no ensino de ciências. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29233-
dc.descriptionAcompanha: Serious games: uma abordagem conceitual da aprendizagem baseada em jogos no ensino de ciênciaspt_BR
dc.description.abstractAll of us, at some point in our lives, have come across some kind of game. Authors point out that it is undeniable the presence of games in all societies, characterized as timeless activities with certain social relevance. Thus, the games were incorporated into the cultures and permeated the social institutions, including the school environment. A relevant question arises, which is the core of this research: is it possible to learn by playing? To answer this question, we should revisit the history of our country, tracing an itinerary of the periods faced until the present day, analyzing the beginning and the evolution of the pedagogical methods used, trying to find moments that indicate the use of active methodologies. We must also analyze the social context, in such a way that some definitions associated with the term game may be far from the real meaning. To be able to investigate the totality of the word game and all associated terms, we used philosophy. The theoretical foundations that guided the research are related to Game based learning (GBL), authors that correspond to the fields of knowledge mentioned above. Seeking to give a better contour to GBL, we used the term Serious Games understood as games directed to the fulfillment of educational goals in its various aspects. In possession of the theoretical framework, a research was conducted to verify the games available for science teachers, in a qualitative and quantitative way. The results led to the proposition of an educational product that seeks to contribute to the teacher's education, whether initial or continuing, through the stages of Instructional Design. The goal was to understand the subject, the scenario, and the tools available, so that the teacher can create their own games and make their files available in digital repositories.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEnsino criativopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectCreative teachingpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleSerious games: uma abordagem conceitual da aprendizagem baseada em jogos no ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeSerious games: a conceptual approach to game based learning in science teachingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoTodos nós em algum momento de nossas vidas nos deparamos com algum tipo de jogo. Autores apontam que é inegável a presença dos jogos em todas as sociedades, caracterizando-se como atividades atemporais com certa relevância social. Sendo assim, os jogos foram incorporados às culturas e permearam as instituições sociais, entre elas, o ambiente escolar. Levanta-se uma pergunta relevante, que é o cerne desta pesquisa: é possível aprender jogando? Para respondermos essa questão, devemos revisitar a história do nosso país traçando uma linha temporal que nos permita analisar os períodos históricos e suas características, identificando o início e a evolução dos métodos pedagógicos utilizados, buscando encontrar momentos que indiquem a utilização de metodologias ativas. Devemos também analisar o contexto social, de tal forma que algumas definições associadas ao termo jogo, podem estar distantes do real sentido. Para conseguirmos investigar a totalidade da palavra jogo e todos os termos associados, utilizamos a filosofia. Os fundamentos teóricos que nortearam a pesquisa, estão relacionados ao Game-based Learning (GBL), tendo como base autores que correspondem aos campos de conhecimentos citados acima. Buscando dar melhor contorno ao GBL, utilizou-se o termo Serious Games compreendido como jogos direcionados ao cumprimento de objetivos educacionais em seus variados aspectos. De posse do arcabouço teórico, uma pesquisa foi realizada, para verificar os jogos disponíveis para professores de ciências, de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados conduziram a proposição de um produto educacional, que busca contribuir com a formação do professor, seja ela inicial ou continuada, por meio das etapas do Design Instrucional. Buscou-se entender o sujeito, o cenário e as ferramentas disponíveis, para que o professor consiga criar seus próprios jogos e disponibilize seus arquivos em repositórios digitais.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6722341386983752pt_BR
dc.contributor.advisor1Camargo Filho, Paulo Sérgio de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2407-4878pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861766195446524pt_BR
dc.contributor.referee1Damasceno, Eduardo Filgueiras-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6246-1246pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7333630388674575pt_BR
dc.contributor.referee2Camargo Filho, Paulo Sérgio de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2407-4878pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861766195446524pt_BR
dc.contributor.referee3Mammana, Victor Pellegrini-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-5797-5656pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233426348464268pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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