Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29249
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Gustavo de-
dc.date.accessioned2022-08-15T14:02:45Z-
dc.date.available2022-08-15T14:02:45Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Gustavo de. Uma investigação sobre a introdução de matrizes por meio da modelagem matemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29249-
dc.description.abstractIn this research we investigate the introduction of contents through mathematical modelling activities, specifically the introduction of matrices. For this, from a qualitative approach, we carried out a literature review of publications from Brazilian scientific events, from 2013 to 2021, which address mathematical modelling from the perspective of Mathematics Education (CNMEM and EPMEM) and discuss activities developed in the classroom. From these publications, we observe that activities aimed at introducing new content are rare, focusing, above all, on the review or illustration of already known or newly explained content. In face of that, we propose the development and discussion of a modelling activity for 9 academics who were studying the discipline of mathematical modelling, a degree course in mathematics, in a public institution of Higher Education in Paraná, through which we introduce some ideas associated with matrices. A form on the understanding and intentions of using modelling in the classroom and a reflection on the use of the activity developed to introduce the matrix content were proposed before and after the activity, respectively. The research data, therefore, consist of works in the literature that address mathematical modelling to introduce content, academic responses to the initial form, resolutions for the activity and reflections on the use of the activity in the classroom. The collection was carried out through a bibliographic review, electronic form, records produced by the academics from the development of the activity and by recording the discussions with the academics, carried out using the Zoom and OBS Studio software. Data analysis points out some concerns and/or difficulties of academics, regarding the duration of the activity and the use or creation of mathematical models, as well as indicating two possibilities for the introduction of matrices through mathematical modelling: in a way articulated to the resolution, with more direct and targeted interventions, and as an alternative form to the resolutions presented.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatrizes (Matemática)pt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatricespt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleUma investigação sobre a introdução de matrizes por meio da modelagem matemáticapt_BR
dc.title.alternativeAn investigation on the introduction of matrices through mathematical modellingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa investigamos a introdução de conteúdos por meio de atividades de modelagem matemática, especificamente a introdução de matrizes. Para isso, a partir de uma abordagem qualitativa, realizamos uma revisão bibliográfica de publicações de eventos científicos brasileiros, no período de 2013 a 2021, que abordam a modelagem matemática na perspectiva da Educação Matemática (CNMEM e EPMEM) e discutem atividades desenvolvidas em sala de aula. A partir dessas publicações, observamos que são raras as atividades que objetivam a introdução de um novo conteúdo, centrando-se, sobretudo, na revisão ou exemplificação de conteúdos já conhecidos ou recém explicados. Diante disso, propomos o desenvolvimento e discussão de uma atividade de modelagem a 9 acadêmicos que cursavam a disciplina de modelagem matemática, de um curso de licenciatura em matemática, de uma instituição pública de Ensino Superior paranaense, por meio da qual introduzimos algumas ideias associadas a matrizes. Um formulário sobre o entendimento e intenções de uso da modelagem em sala de aula e uma reflexão a respeito do uso da atividade desenvolvida para introduzir o conteúdo matrizes foram propostos antes e após a atividade, respectivamente. Os dados da pesquisa, portanto, consistem nos trabalhos da literatura que abordam a modelagem matemática para introduzir conteúdos, as respostas dos acadêmicos para o formulário inicial, as resoluções para a atividade e as reflexões sobre o uso da atividade em sala de aula. A coleta foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica, formulário eletrônico, registros produzidos pelos acadêmicos a partir do desenvolvimento da atividade e pela gravação das discussões com os acadêmicos, realizada por meio dos softwares Zoom e OBS Studio. A análise dos dados aponta algumas preocupações e/ou dificuldades dos acadêmicos, quanto ao tempo de duração da atividade e ao uso ou criação dos modelos matemáticos, bem como sinaliza duas possibilidades de encaminhamento para a introdução de matrizes por meio da modelagem matemática: de forma articulada à resolução, com intervenções mais diretas e direcionadas, e como uma forma alternativa às resoluções apresentadas.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Tortola, Emerson-
dc.contributor.referee1Tortola, Emerson-
dc.contributor.referee2Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee3Andrade, Vanessa Largo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
introducaomatrizesmodelagemmatematica.pdf928,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.