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Título: Ensino de matemática para alunos apoiados pela educação especial no período da pandemia por covid-19: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Teaching mathematics to students supported by special education in the covid-19 pandemic period: a case study
Autor(es): Gonçalves, Daniele
Orientador(es): Pin, Aline Keryn
Palavras-chave: Ensino à distância
Educação especial
Isolamento social
Distance education
Special education
Social isolation
Data do documento: 19-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: GONÇALVES, Daniele. Ensino de matemática para alunos apoiados pela educação especial no período da pandemia por covid-19: um estudo de caso. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2021.
Resumo: A Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, visa o desenvolvimento do trabalho colaborativo entre profissionais das instituições de ensino, que no período de isolamento social causado pelo COVID-19 sofreu modificações. Este trabalho tem por objetivo investigar como a Pandemia, causada pelo Coronavírus - COVID-19, tem impactado no ensino da Matemática dos estudantes apoiados pela Educação Especial. Mediante essa situação, nos questionamos, como estão sendo trabalhadas as necessidades, dificuldades e potencialidades dos alunos apoiados pela Educação Especial? Esse questionamento influenciou a pesquisadora a querer responder: como a Pandemia, causada pelo Coronavírus - COVID-19, têm impactado o ensino da Matemática, dos estudantes apoiados pela Educação Especial? Deste modo, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com três professores de Matemática e com um professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE), de um colégio estadual do município de Ouro Verde do Oeste. Procurou-se conhecer quais estratégias e materiais/recursos pedagógicos foram/estão sendo utilizados pelo professor do AEE e/ou pelo Professor de Matemática da sala comum visando o Atendimento Educacional Especializado no ensino de Matemática aos estudantes apoiados pela Educação Especial, frente ao ensino remoto durante a Pandemia. Para embasar as discussões foram estudados documentos como, as Políticas Públicas da Educação Especial, o Projeto Político Pedagógico (PPP) do colégio, as legislações sobre as atividades didático pedagógicas realizadas de forma remota. Por meio desse estudo de caso, baseando-se nas declarações dos professores, conseguimos vislumbrar as tribulações enfrentadas durante este período, principalmente pela dificuldade de acesso aos recursos necessários no desenvolvimento do ensino e do aprendizado dos alunos, disponíveis nas Salas de Recurso Multifuncional (SRM), destacando-se também o problema dos professores de Matemática em conciliar planejamento de aulas remotas síncronas e assíncronas, atendimento aos alunos, correção de atividades e as adaptações de atividades para atender aos alunos apoiados pela Educação Especial.
Abstract: Special Education from the perspective of Inclusive Education, aims to develop collaborative work between professionals from educational institutions, which in the period of social isolation caused by COVID-19 underwent changes. This work aims to investigate how the Pandemic, caused by Coronavirus - COVID-19, has impacted the teaching of Mathematics of students supported by Special Education. Given this situation, we ask ourselves, how are the needs, difficulties and potential of students supported by Special Education being worked on? This question influenced the researcher to want to answer: how has the Pandemic, caused by the Coronavirus - COVID-19, impacted the teaching of Mathematics, of students supported by Special Education? Thus, semi-structured interviews were conducted with three Mathematics teachers and a Specialized Educational Service (AEE) teacher from a state school in the city of Ouro Verde do Oeste. We sought to know what strategies and materials/pedagogical resources were/are being used by the AEE teacher and/or by the Mathematics Teacher in the common room, aiming at Specialized Educational Service in the teaching of Mathematics to students supported by Special Education, in front of remote teaching during the Pandemic. To support the discussions, documents such as the Public Policies of Special Education, the Pedagogical Political Project (PPP) of the school, legislation on pedagogical didactic activities carried out remotely were studied. Through this case study, based on the professors' statements, we were able to glimpse the tribulations faced during this period, mainly due to the difficulty of accessing the necessary resources for the development of teaching and student learning, available in the Multifunctional Resource Rooms (SRM), also highlighting the problem of Mathematics teachers in reconciling planning of synchronous and asynchronous remote classes, attending to students, correcting activities and adapting activities to assist students supported by Special Education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29251
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