Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29253
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKroth, Samara Schrenk-
dc.date.accessioned2022-08-15T17:34:03Z-
dc.date.available2022-08-15T17:34:03Z-
dc.date.issued2021-08-10-
dc.identifier.citationKROTH, Samara Schrenk. As produções dos “professores PDE” para o ensino de frações como medida na reta numérica: possibilidades para o apoio pedagógico no ensino fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29253-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the didactic-pedagogical productions of teachers from the state education system in the state of Paraná resulting from the participation of the Educational Development Program (PDE) regarding the teaching of fractions as a measure using the number line as support. As a background, we establish the main aspects related to the school failure of Basic Education students, as well as the subsidies that are created to help in facing and overcoming the students' difficulties, pointing out pedagogical support programs in force in Brazilian education over time. In the qualitative research, 13 productions available on the Dia a Dia Educação Portal were mapped and 6 categories of analysis were listed. The study highlights that proposals produced by "PDE teachers" for the teaching and learning of the content in question can contribute both to the learning of students in the regular classroom and students who attend the Learning Support Rooms, highlighting that they were identified different ways to work with this content that help to understand various aspects of the set of rational numbers in their fractional form with measured interpretation. The importance of disseminating and better organizing these materials is highlighted, in order to reach more individuals who may be interested in using these productions as a reference, especially Basic Education teachers, given the importance of exchanging experiences between teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFractionspt_BR
dc.subjectSchool failurept_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleAs produções dos “professores PDE” para o ensino de frações como medida na reta numérica: possibilidades para o apoio pedagógico no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe productions of “PDE teachers” for the teaching of fractions as a measurement on the number straight: possibilities for pedagogical support in elementary educationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo objetivou investigar as produções didático-pedagógicas dos professores da rede estadual de ensino do estado do Paraná resultantes da participação do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) no que tange ao ensino de frações como medida utilizando a reta numérica como suporte. Como pano de fundo estabelecemos os principais aspectos relacionados ao fracasso escolar dos alunos da Educação Básica, bem como os subsídios que são criados para auxiliar no enfrentamento e superação das dificuldades dos estudantes, apontando programas de apoio pedagógico vigentes na educação brasileira ao decorrer do tempo. Na pesquisa de cunho qualitativo, foram mapeadas 13 produções disponíveis no Portal Dia a Dia Educação e elencadas 6 categorias de análise. O estudo destaca que propostas produzidas pelos “professores PDE” para o ensino e aprendizagem do conteúdo em questão, podem contribuir tanto para a aprendizagem dos alunos da sala de aula regular quanto dos alunos que frequentam as Salas de Apoio à Aprendizagem, destacando que foram identificadas diferentes formas para trabalhar com esse conteúdo que auxiliam a compreensão sobre vários aspectos do conjunto dos números racionais em sua forma fracionária com interpretação medida. Ressalta-se a importância da divulgação e melhor organização destes materiais, com intuito de atingir mais indivíduos que possam estar interessados em usar como referência essas produções, principalmente professores da Educação Básica, visto a importância da troca de experiências entre professores.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Novaes, Barbara Winiarski Diesel-
dc.contributor.advisor-co1Silva, Heloisa Cristina da-
dc.contributor.referee1Novaes, Barbara Winiarski Diesel-
dc.contributor.referee2Tortola, Emerson-
dc.contributor.referee3Andrade, Vanessa Largo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
apoiopedagogicoproducoespde.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.