Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29300
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQuadros, Janeslei Pereira Vaz de-
dc.date.accessioned2022-08-17T20:49:44Z-
dc.date.available2022-08-17T20:49:44Z-
dc.date.issued2022-06-08-
dc.identifier.citationQUADROS, Janeslei Pereira Vaz de. Formação continuada na educação infantil com enfoque CTS: discussões acerca do campo de experiências espaços, tempos, quantidades, relações e transformações da BNCC. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29300-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Educação infantil: saberes e fazeres da formação docente a partir do enfoque CTSpt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the contribution of continuing education with a CTS focus to the pedagogical practice of teachers at a CMEI in the city of Ponta Grossa - PR. The training was produced to work with children in Early Childhood Education in the fields of experience “spaces, times, quantities, relationships and transformations”, proposed by the BNCC, based on a project aimed at promoting ACT. The theoretical study was based on Bazzo et al. (2003), Chassot (2003), Lorenzetti (2000), Silveira (2007), Delizoicov (2001) Tardif (2012), Nóvoa (1992), Imbernón (2010), Oliveira et al. (2012) and Bardin (2011). The methodological approach was qualitative and applied in nature, which aims to generate knowledge for practical application, seeking to solve specific research problems. The technical procedure was the participatory research, having as research universe 14 teachers and 20 students of Early Childhood Education of the Municipal Education Network. For the analysis and discussion of the collected data, the content analysis technique, theorized by Laurence Bardin (2011) and widely disseminated for this type of research, was used. The results indicate that, from the continued training carried out, the professionals were able to problematize the myths attributed to S&T, in relation to the superiority of the model of technocratic decisions; C&T's Salvationist Perspective; and technological determinism, which still persist in the educational environment. In this sense, we collectively sought to provide reflections on the democratization of decisions involving science and technology in their social dimension. Furthermore, it made possible collective dialogues of the relationships attributed to CTS. It appears that, by carrying out a quality training and collective work with Early Childhood Education professionals, it is possible to collaborate for the construction of a scientifically and technologically literate society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCiência - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectScience - Social aspectspt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.titleFormação continuada na educação infantil com enfoque CTS: discussões acerca do campo de experiências espaços, tempos, quantidades, relações e transformações da BNCCpt_BR
dc.title.alternativeContinuous teacher training in early childhood education with a CTS focus: discussions about the field of experiences Spaces, times, quantities, relationships and transformations of the BNCCpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição de uma formação continuada com enfoque CTS para a prática pedagógica dos docentes de um CMEI da cidade de Ponta Grossa - PR. A formação foi produzida para trabalhar com as crianças da Educação Infantil o campo de experiências “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, propostos pela BNCC, a partir de um projeto visando promover a ACT. O estudo teórico foi pautado em Bazzo et al. (2003), Chassot (2003), Lorenzetti (2000), Silveira (2007), Delizoicov (2001) Tardif (2012), Nóvoa (1992), Imbernón (2010), Oliveira et al. (2012) e Bardin (2011). A abordagem metodológica foi de caráter qualitativo e de natureza aplicada, que tem por objetivo gerar conhecimentos para a aplicação prática, em busca de solucionar problemas específicos da pesquisa. O procedimento técnico foi a pesquisa participante, tendo como universo da pesquisa 14 professoras e 20 alunos da Educação Infantil do segmento pré-escola da Rede Municipal de Educação. Para a análise e discussão dos dados coletados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, teorizada por Laurence Bardin (2011) e amplamente difundida para essa modalidade de pesquisa. Os resultados apontam que a partir da formação continuada realizada, as profissionais conseguiram problematizar os mitos atribuídos à C&T, em relação à superioridade do modelo de decisões tecnocráticas; perspectiva salvacionista da C&T; e o determinismo tecnológico, que ainda perduram no ambiente educacional. Nesse sentido, buscou-se coletivamente propiciar reflexões sobre a democratização das decisões envolvendo ciência e tecnologia em sua dimensão social. Ademais, possibilitou viabilizar diálogos coletivos das relações atribuídas a CTS. Constata-se que, ao realizar um trabalho formativo e coletivo de qualidade com as profissionais de Educação Infantil, pode-se colaborar para a construção de uma sociedade alfabetizada científica e tecnologicamente.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3184-7450pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8061843127037354pt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0432-5182pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4964620822134669pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0432-5182pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4964620822134669pt_BR
dc.contributor.referee2Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee3Martiniak, Vera Lucia-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3092-9817pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2586663143728140pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaocontinuadactsbncc.pdf11,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
formacaocontinuadaenfoquects_produto.pdf33,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons