Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29412
Título: O ensino de ciências por meio da contação de histórias
Título(s) alternativo(s): Science teaching through storytelling
Autor(es): Santos, Vanessa Patrícia dos
Orientador(es): Kovalski, Mara Luciane
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Educação especial
Aprendizagem
Science - Study and teaching
Special education
Learning
Data do documento: 19-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: SANTOS, Vanessa Patrícia dos. O ensino de ciências por meio da contação de histórias. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2021.
Resumo: A educação no Brasil decorre de um longo caminho de exclusão. Há muito tempo que as escolas vêm adequando seus currículos a fim de tornarem-se mais inclusivas, utilizando-se de metodologias alternativas para abranger todos os seus alunos. Nesse processo, aproximar o saber científico da realidade dos alunos é essencial para que a aprendizagem se dê de forma efetiva. Tendo isso em vista, nesta pesquisa buscamos verificar a eficácia de se utilizar a contação de histórias como ferramenta para a construção de conhecimentos em Ciências junto aos alunos da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) de uma escola pública, localizada no município de Dois Vizinhos -PR, a fim de criar um ambiente mais lúdico para a aprendizagem de ciências e produzir, junto aos alunos, histórias que refletissem o meio em que estavam inseridos. Para tal, utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa. O material produzido pelos alunos, junto aos seus diálogos refletem a importância de se fazer um ensino pautado em afetividade e contextualizado. Além de auxiliar na construção de argumentos críticos por parte dos alunos, a prática da contação de histórias colaborou para o reconhecimento de situações cotidianas presentes nas histórias e sua posterior problematização, se mostrando adequada para todos os níveis de ensino.
Abstract: Education in Brazil stems from a long path of exclusion. For a long time schools have been adapting their curricula in order to become more inclusive, using alternative methodologies to include all students. In this process, bringing scientific knowledge closer to the students' reality is essential for learning to take place effectively. Given this circumstance, in this research we sought to verify the effectiveness of using storytelling as a tool for building knowledge in Science with students in the Multifunctional Resource Room (MRR) of a public school, located in the city of Dois Vizinhos in Paraná, in order to create a more playful environment for science learning, and produce with students stories that reflect the environment in which they are inserted. To this end, we used a qualitative research approach. Thematerial produced by the students, along with their dialogues, reflect the importance of teaching based on affectivity and context. In addition to assisting in the construction of critical arguments by the students, the practice of storytelling helped to recognize everyday situations present in the stories and their subsequent problematization, showing itself suitable for all levels of education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29412
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinocienciascontacaohistorias.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons