Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29426
Título: Osteoteca online: uma coleção de esqueletos para o uso no ensino de ciências e biologia
Título(s) alternativo(s): Online osteoteca: a collection of skeletons for use in science and biology teaching
Autor(es): Cadore, Jacqueline
Orientador(es): Oliveira, Elton Celton de
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Zoologia
Vertebrados
Science - Study and teaching
Zoology
Vertebrates
Data do documento: 25-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: CADORE, Jacqueline. Osteoteca online: uma coleção de esqueletos para o uso no ensino de ciências e biologia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2021.
Resumo: Nos últimos tempos devido a pandemia do SARS-COV-2 (COVID-19), obteve-se a necessidade de transferir o ensino do presencial para o remoto, o qual gerou inúmeras dificuldades dado a escassez de ferramentas que, principalmente, viabilizassem as práticas pedagógicas. Neste trabalho foi proposto a elaboração de uma nova ferramenta para auxiliar no ensino de Ciências e Biologia, na área da Zoologia. Dado a essa urgência de metodologias digitais de ensino, surge os websites, que são ótimas ferramentas para acessar o conhecimento tanto de alunos quanto da comunidade em geral. O objetivo deste trabalho foi elaborar um recurso digital de esqueletos e crânios de vertebrados, em especial aves e mamíferos, que estão expostos no Laboratório de Ensino de Zoologia e Entomologia da Universidade Tecnológica federal do Paraná, na cidade de Dois Vizinhos - PR. O website foi elaborado através da plataforma Wixe abriga uma série de imagens das espécies, juntamente com informações taxonômicas, ecológicas, morfológicas e registros dos animais na natureza. O recurso digital é composto por 20 espécies de aves, 20 espécies de mamíferos e 1 espécie de réptil. Também há menus que descrevem a trajetória do projeto até então e viabiliza agendamentos para visitações ao acervo presencial. Por fim, há uma parte destinada a atividades e planos de aula, que visa auxiliar os professores em suas aulas sobre este tema. Além de ser uma excelente ferramenta de ensino, pode-se considerar um museu digital, onde o visitante acessa o acervo a qualquer hora do dia, do conforto de sua casa e gratuitamente. O website é totalmente autoexplicativo e agregará conhecimento de fontes confiáveis de literatura, sendo uma metodologia inovadora em tempos que as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) cada vez mais estão presentes em nosso cotidiano.
Abstract: In recent times, due to the SARS-COV-2 (COVID-19) pandemic, there was a need to transfer teaching from face-to-face to remote, which generated numerous difficulties dueto the scarcity of tools that mainly made the practices viable. pedagogical. In this work, it was proposed the development of a new tool to assist in the teaching of Science and Biology, in the area of Zoology. Given this urgency of digital teaching methodologies, websites are created, which are great tools to access knowledge from both students and the community in general. The objective of this work was to develop a digital resource of vertebrate skeletons and skulls, especially birds and mammals, which are exhibited at the Zoology and Entomology Teaching Laboratory of the Federal Technological University of Paraná, in the city of Dois Vizinhos-PR. The website was created through the Wix platform and houses a series of images of the species, together with taxonomic, ecological, morphological information and records of animals in nature. The digital resource consists of 20 species of birds, 20 species of mammals and 1 species of reptile. There are also menus that describe the project's trajectory so far and make it possible to schedule visits to the in-person collection. Finally, there is a part dedicated to activities and lesson plans, which aims to help teachers in their classes on this topic. In addition to being an excellent teaching tool, it can be considered a digital museum, where visitors can access the collection at any time of the day, from the comfort of their own home and free of charge. The website is completely self-explanatory and will add knowledge from reliable sources of literature, being an innovative methodology in times when ICTs (Information and Communication Technologies) are increasingly present in our daily lives.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29426
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
websiteensinocienciasbiologia.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
websiteensinocienciasbiologia_produto.pdf260,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons